João Pessoa: 12 de fevereiro de 2026

Bloquinho da Cura: Hospital de Trauma de João Pessoa celebra Carnaval na ala pediátrica com foco em humanização

Publicado em: 12 de fevereiro de 2026

WhatsApp Image 2026-02-11 at 14.07.47.jpeg
WhatsApp Image 2026-02-11 at 14.07.59.jpeg
WhatsApp Image 2026-02-11 at 14.07.56 (1).jpeg
WhatsApp Image 2026-02-11 at 14.07.57 (2).jpeg
WhatsApp Image 2026-02-11 at 14.07.57.jpeg

​O clima de folia tomou conta dos corredores do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, nesta quarta-feira (11). A unidade, que integra a rede de saúde do Governo da Paraíba, promoveu o tradicional carnaval da ala pediátrica, transformando a rotina hospitalar em um cenário de cores, música e esperança.

​A programação contou com momentos lúdicos com instrumentos musicais; lanche temático balanceado e ​desfile do bloquinho pelas dependências da unidade.

​Para o diretor-geral da instituição, Laecio Bragante, a iniciativa é um pilar essencial do projeto de tratamento com alegria. ​”Precisamos vivenciar o Carnaval dentro do hospital e incluir nossos pacientes nesta festa tão popular. A pediatria montou atividades para que eles vivenciem a cultura e esqueçam, por alguns instantes, que estão em um ambiente hospitalar”, destacou.

​A coordenadora do setor, Maria Tereza, enfatizou a inclusão de todos os pequenos pacientes. Segundo ela, as atividades não ficaram restritas à brinquedoteca: chegaram também às enfermarias para alcançar crianças que ainda possuem restrição de locomoção. “Trazemos as pinturas e as brincadeiras até o leito. O objetivo é um só: arrancar esse sorriso, mesmo que por trás de uma máscara”, explicou.​

​Para os acompanhantes, o evento funciona como um alento emocional. A dona de casa Fernanda Santos, que acompanha o filho de 10 anos, celebrou a mudança de ânimo do pequeno. “Ele saiu um pouco do leito, cantou e se divertiu. Para mim, ver esse brilho nos olhos dele é o verdadeiro sentido do Carnaval”, comentou.

​O impacto positivo foi visível no depoimento de um dos pequenos pacientes, que trocou a saudade de casa pela empolgação da festa. “Eu estava triste, pedindo para ir embora. Mas hoje dei boas gargalhadas com meu cabelo pintado e minha máscara de super-herói. Foi o melhor dia!”, comemorou o menino, com um sorriso contagiante.

Tags:

Compartile:

Notícia Extra | Notícias da Paraíba
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.