João Pessoa: 28 de outubro de 2025

Prefeitura investe em qualificação e modernização de práticas diárias para uma gestão mais eficiente

Publicado em: 28 de outubro de 2025

A Secretaria de Administração (Sead) da Prefeitura de João Pessoa vem realizando nos últimos anos ações pioneiras na política de valorização do servidor. Aliando modernização e uma visão de futuro para a cidade, a atual gestão cria condições para um trabalho mais qualificado, eficiente e facilitado para os servidores, ao mesmo tempo em que busca a qualificação e desenvolvimento profissional. Nesta terça-feira (28), Dia do Servidor, a Prefeitura reforça esse compromisso com aqueles que diariamente constroem uma cidade melhor.

É com esse espírito de valorização que foi desenvolvido o programa Prefeitura Conectada, iniciativa que fez de João Pessoa uma das primeiras capitais do Brasil a oferecer cursos de pós-graduação em nível de mestrado para seus servidores. A ação reflete o reconhecimento da importância do servidor público e reafirma o compromisso da gestão com a inovação, o conhecimento e a excelência no serviço prestado à população.

O programa Prefeitura Conectada foi desenvolvido em 2022 pelo secretário de Administração, Valdo Alves, para tornar a gestão municipal mais eficiente na solução das demandas e gerar economia de recursos. Através dele, a Prefeitura zerou o uso de papel na tramitação de processos que passaram a ser realizados todos no computador. Com isso, os servidores ganharam em autonomia, desburocratização, praticidade e rapidez no processamento das demandas que antes podiam demorar vários dias e, agora, podem chegar à solução em poucos minutos.

“Antes do Prefeitura Conectada, a rotina era bem mais burocrática e demorada. Havia muito volume de documentos físicos entre os setores, o que dificultava o controle e aumentava o risco de extravio dos processos. Boa parte do tempo era gasto apenas com conferências, protocolos e envios. O sistema trouxe muito mais agilidade e organização. Todo o trâmite é digital, eliminando o uso de papel e reduzindo o tempo gasto com deslocamentos e assinaturas físicas”, afirmou a auxiliar administrativo do Gabinete da Sead, Danyelle Araújo, que não vê mais gasto com papel e documentos acumulados em pastas nos armários do gabinete e sabe que estes recursos economizados são revertidos em investimentos na cidade.

Danyelle aponta mais uma vantagem do sistema implantado: “É possível acompanhar os processos em tempo real, agilizando o atendimento ao público, tornando a comunicação interna e o acesso às informações muito mais rápidos. Antes, um processo em papel podia levar vários dias, às vezes até semanas para tramitar entre os setores, dependendo da distância e da disponibilidade de cada área. Agora essa tramitação acontece praticamente em tempo real. Algo que antes levava dias agora pode ser resolvido em poucas horas ou até minutos. Para nós servidores, é muito importante porque conseguimos acelerar nosso trabalho, ficar sem pendências e nos tornamos mais eficientes”, destacou.

O secretário de Administração, Valdo Alves, afirma que com este programa a gestão do prefeito Cícero Lucena busca tornar João Pessoa uma cidade cada vez mais moderna e inteligente. “Os servidores se integraram facilmente à plataforma e todo o trabalho passou a acontecer digitalmente. Esta nova rotina trouxe um impacto muito positivo na qualidade do trabalho de todos e tornou a gestão pública mais eficiente e inteligente”. Ele ainda destaca que através da plataforma os próprios servidores podem se autoavaliar com os indicadores que medem a eficiência, engajamento e qualidade do trabalho desenvolvido.

Qualificação – Em outro eixo de atuação, a Secretaria de Administração criou a Escola de Governo Municipal (Esgov), um importante instrumento de qualificação e de incentivo ao crescimento profissional dos servidores municipais. O primeiro curso de pós-graduação foi lançado em março deste ano, com a Especialização em Licitações, Contratos Administrativos e Convênios, com o objetivo de aprimorar a eficiência nos processos administrativos e fortalecer a governança. E, no mês de setembro, a Esgov lançou o Mestrado em Ciências Contábeis e Administração.

Uma das alunas do mestrado é a assessora jurídica da Procuradoria Setorial da Central de Compras da Prefeitura, Rebeca Farias. Ela acredita que promover a qualificação dos servidores é uma estratégia inteligente da gestão municipal. “Vai muito além de enriquecer o currículo dos servidores. A gestão pública se fortalece. Ao investir no aprimoramento contínuo dos servidores, a Prefeitura não só contribui para o desenvolvimento profissional de cada um, mas também assegura a implementação de políticas públicas mais eficientes. A qualificação constante é fundamental para que possamos atuar com mais competência, responsabilidade e, assim, atender às demandas da sociedade de forma mais qualificada e eficiente”, garantiu.

O mestrado é ofertado pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ/SC) em parceria com o Centro de Educação e Pesquisa Almeida & Aguiar (CESAA) e Secretaria de Administração de João Pessoa (Sead), por meio da Esgov, e conta com duas linhas de pesquisa: Inovação em Organizações e Controle de Gestão e Inovação. “Esse conhecimento me permite compreender de forma mais clara as complexidades das licitações e dos processos de compras governamentais, garantindo uma atuação mais assertiva, transparente e juridicamente segura. O mestrado também contribui para a troca de experiências e reflexões que vão expandindo nossa visão sobre a gestão pública, abrindo a mente para novas abordagens e práticas inovadoras que podem ser aplicadas no dia a dia da administração”, disse a mestranda.

Assim, Rebeca afirma que o mestrado estimulará seu perfil de liderança e contribuirá para o seu desenvolvimento profissional. “O mestrado tem sido essencial para a minha atuação na Central de Compras, pois proporciona uma visão mais estratégica e integrada sobre as práticas de gestão pública, além de aperfeiçoar minha liderança e o desejo por inovações. Esse aprofundamento, especialmente nas áreas de planejamento, controle orçamentário e conformidade com as normas legais, amplia a minha capacidade de tomar decisões mais informadas e alinhadas às necessidades da administração pública”, declarou.

  • Texto: Flávio Asevêdo
    Edição: Felipe Silveira
    Fotografia: Kleide Teixeira

Tags:

Compartile:

Notícia Extra | Notícias da Paraíba
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.