O 23º ENCONTRO NORDESTE DE CAPOEIRA ANGOLA PALMARES com a temática Capoeira Chegou, chega mais perto prá ver, acontece nos dias 31, 01 e 02 de agosto de 2025, no Centro Cultural Piollin e nas escolas do bairro do Roger e adjacências. A programação consta de vivências com os Mestre Nô, Mestre Gilmário e Mestre Mosquito, da Bahia; Mestre Polegar, de Santa Catarina e Mestre Sabiá, Dário, e Mestra Malu, da Paraíba com o intuito de promover a salvaguarda da capoeira angola através da socialização entre os novos capoeiristas e os mestres/a.
O Grupo Capoeira Angola Palmares no Roger que existe há 27 anos, contribuindo com a valorização da cultura afro-brasileira para crianças, adolescentes e jovens que tem favorecido a autoestima, a autonomia,a convivência familiar e comunitária, o combate ao racismo e o letramento racial. Através da educação afrorreferenciada na capoeira o grupo tem ao longo desses anos de atividade contribuído para a afirmação positiva da identidade negra dos membros e dos familiares do bairro do Roger e adjacências. Nesse evento, entregaremos as graduações de crianças, jovens e mulheres capoeiristas, frisou mestre Dário.
O grupo é coordenado pelos mestres Dário e mestra Malu. Segundo Mestre Dário, o 23º ENCAP promove o encontro espacial e temporal entre as crianças, os adolescentes, os jovens e os mestres de capoeira que carregam o legado e o princípio afro-brasileiro ancestral da história do negro no Brasil. Mestre Dário ainda afirmou que: na sociedade brasileira ainda é marcante as desigualdades sociais e um dos vetores que aumenta e agrava a situação da população que se encontra em vulnerabilidade social é o racismo
Mestra Malu disse que: Grupo Capoeira Angola Palmares no Roger desenvolve as atividades de capoeira, de maculelê, de samba de roda, de percussão e de penteado afro juntamente com a formação humana, cidadã, escrita dialógica, performance, recitais de poesia, em especial de uma cidadania negra ativa, dando seguimento ao compromisso do Movimento Negro Brasileiro que historicamente tem assumido a educação como bandeira de luta para educação da população negra e periférica, levando em consideração a interseccionalidade gênero, raça, território e classe.
O grupo atua em rede junto à questão cultural, com outros grupos de cultura do bairro e da cidade, com escolas e universidades. O 23º ENCONTRO NORDESTE DE CAPOEIRA ANGOLA PALMARES será mais um encontro anual na roda de capoeira pelo bem viver, dessa vez com a temática Capoeira chegou, chega mais perto pra ver! Serão 07 oficinas ministradas pelos capoeiristas do Roger: de capoeira – floreios com Gabriel Pereira; de Maculelê com Gabi Farias e Luna Cristina; de Expressões Visuais Livres com Thaise Lima; de penteado Afro com Nina Nascimento; de capoeira (percussão) com João Carlos; Oficina celular nas mãos e capoeira em foco com Antônio e João ; Oficina de capoeira (musicalidade) com Nicolas Santos e as Vivências de Capoeira Angola com Mestres/a (diálogos e movimentos): Mestre Nô (BA), Mestre Polegar (SC), Mestre Gilmário (BA), Mestre Mosquito (BA), Mestre Sabiá (PB), Mestre Dário (PB) e Mestra Malu (PB). Ainda as Vivências na Dança Afro com Jaciara Xavier (PB) e Vivências na Puxada de Rede com Mestre Gilmário (BA).
Dia 31/07/2025
Manhã (9h às 11h)
Local: EM João Coutinho (Roger)
Oficinas
Vivência: Mestre Dário (PB)
Tarde (13h às 15h)
Local: EMAI Frei Afonso (Roger)
Oficinas
Vivência: Mestre Polegar (SC)
Noite (18h30 às 21h)
Local: Centro Cultural Piollin (Roger)
Chegança: Vivência de dança afro Jaciara Xavier
Abertura do evento: apresentação dos convidados(as) e roda de capoeira
Dia: 01/08/2025
Manhã (7h às 11h)
Local: EEEF Padre Azevedo (Jaguaribe)
Oficinas
Vivências com os/a mestres convidados/as.
Tarde (14h30 às 17h30)
Local: Centro Cultural Piollin
Vivências de Capoeira Angola
Oficinas
Noite (18h30 às 21h)
Local: Centro Cultural Piollin (Roger)
Vivências de Capoeira Angola e Dança Afro
Dia: 02/08/2025
Local: Centro Cultural Piollin
Manhã (9h às 11h)
Oficinas
Vivências com os mestres(a)
Tarde (14hàs 19h)
Apresentações de Maculelê e Dança Afro
Roda de capoeira com mestres(as), contramestres(a) e professores(as)
Entrega de cordéis
Maiores informações falar com mestre Dário e mestra Malu pelo Instagram @capoeiraangolapalmaresroger.
Ver essa foto no Instagram