
A nova unidade da Fundação Casa de José Américo (FCJA), inaugurada no último dia 28 de março e localizada à Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 122, no Bairro de Tambaú, e João Pessoa, chama a atenção com um grafite de cores vibrantes elaborado pelo artista paraibano Américo Gomes de Almeida Filho, o Meiacor.
Meiacor, anagrama de Américo, é um artista visual formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 2011. Sua produção é voltada para a animação, a ilustração e para o grafite. No segmento da ilustração, Meiacor fez parte do coletivo DIA, composto por ele e pelos artistas visuais Daniel Ferreira e Izaac Brito. Juntos, eles participaram de várias exposições, algumas delas na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, na capital paraibana.
No grafite, atualmente, Meiacor integra o coletivo Acervo 03, junto com os artistas Bárbara Mesquita e Pedro Molinga. “Fui chamado pela Secult para fazer esse painel na FCJA, eles tinham uma ideia formada com elementos culturais que a Casa traz, mas quis dar a minha cara. Bárbara e Pedro me ajudaram muito no processo de execução que durou quatro dias”, diz.
O artista ainda comenta que a conversa com o presidente da FCJA, Fernando Moura, foi importante para o processo criativo. “A ideia de brincar com as palavras, com a frase ‘Ler Doce Lar’, veio de Fernando e construí as imagens a partir disso”, revela.
Alguns trabalhos recentes do coletivo Acervo 03 são os painéis do Polo do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima), localizado na Escola Plácido de Castro, à Rua Plácido de Castro, 687, no Bairro de Oitizeiro, na capital paraibana, e o do Abrigo de Idosos Amem, localizado no Km 11 da Rodovia 230, no Bairro do Renascer II, na cidade de Cabedelo.