A Conmebol anunciou que a regra dos oito segundos estará na Libertadores e na Sul-Americana de 2025. Se um goleiro segurar a bola por mais de oito segundos, o árbitro precisa conceder um escanteio para o time adversário. As duas competições começam nesta terça-feira.
— A partir de agora, os goleiros poderão ficar com a bola por no máximo oito segundos. Caso excedam esse tempo, serão penalizados com um escanteio a favor do time adversário. Esta nova regra visa acelerar o jogo e evitar atrasos desnecessários — publicou a Conmebol.
A regra antiga previa a marcação de um tiro livre indireto (que não pode ser chutado direto ao gol) caso o goleiro atrasasse a reposição da bola por muito tempo, mas era raramente marcada pelos árbitros. Com a mudança, a Fifa impediria ainda mais a cera dos goleiros no futebol.
O árbitro deve sinalizar com as mãos a contagem dos cinco segundos finais, o que até chegou a ocorrer em alguns jogos. A contagem passa a valer quando o jogador está com o controle total da bola, até mesmo deitado.
A nova regra para evitar a cera dos goleiros não foi cumprida com rigor na primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Nenhuma infração foi marcada e foram vários os casos de goleiros – e árbitros – que praticamente ignoraram a orientação.
ge