As finais do Torneio das Comunidades, que é promovido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação, e da Central Única das Favelas (CUFA), acontecem no próximo sábado (23). O evento será realizado na quadra de basquete no Parque das Três Ruas, a partir das 15h30, e vai reunir jovens atletas de seis comunidades da Capital.
“É um evento que se mostrou de extrema importância principalmente pelo apelo social. Um esporte de fácil acesso e que tem se mostrado com sucesso na comunidade e este ano com recorde de participantes. Com isso conseguiremos trabalhar um melhor campeonato, inclusive até mais estruturado para o próximo ano”, disse o secretário de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), Kaio Márcio.
Nesta última fase, seis duplas que avançaram na primeira etapa da disputa, onde o torneio reuniu 24 equipes, com atletas de 12 a 17 anos, realizada em junho, vão se enfrentar em busca do título geral do torneio. A competição será disputada em três confrontos, em uma espécie de eliminatória.
Os jogadores estarão representando as seguintes comunidades:
– Muçumagro (atual campeã): Williams Batista e Breno Gabriel;
– Irmã Dulce: Hivson Cauã e Erick Saymon / Kainan Victor e Adson de França;
-Jardim Itabaiana: Gabriel Henrique e Éverton Cruz;
-Citex: Rian Vinícius e João Vitor;
-Vista Alegre: Rayanderson Gabriel e Filipe Gomes;
– Rua da Mata: Matheus Nycolas e Erick Silva.
Para o secretário, o trabalho promovido através da parceria da gestão municipal e a CUFA-PB, “promove qualidade de vida, e traz mais oportunidades aos jovens e as comunidades através do esporte que é paixão mundial, em especial agora com o futmesa. E a CUFA nos ajuda a poder estar nos territórios, a poder buscar esses atletas que, às vezes, não têm uma chance de fazer uma competição como essa, e a gente consegue gerar essa oportunidade”, pontuou.
Futmesa – Para brincar, basta uma mesa com uma rede e uma bola de futebol. Mistura de tênis de mesa, futebol e futevôlei, e é jogado em esquema individual ou em duplas.
Cada jogador ou dupla se posiciona de cada lado da mesa e o objetivo é fazer com que o adversário não seja capaz de devolver a bola. São três toques para cada lado com os mesmos membros usados no futebol e no futevôlei: cabeça, ombro, coxa, peito e pé. Não se pode tocar nem na bola nem na mesa com mãos e braços.
-
Texto: Amauri Aquino
Edição: Andrea Alves
Fotografia: Assessoria