O prefeito e candidato à reeleição Cícero Lucena foi sabatinado, nesta terça-feira (15), pelo Conselho de Presidentes das Associações Comerciais, dos Sindicatos Patronais e das Entidades de Classe. No encontro, realizado no auditório do Liv Mall Shopping, em Manaíra, o gestor da Capital reafirmou compromisso de retomada do Centro Histórico, com programas habitacionais, de fomento à cultura e desenvolvimento econômico.
Essa é uma das agendas de Cícero Lucena para o novo mandato, mas que já está em curso na atual gestão. Ele lembrou que teve cinco projetos de construção de conjuntos habitacionais na região junto ao Governo Federal, que já receberam ordem de serviço, a criação de um polo audiovisual na antiga fábrica Matarazzo, obras de requalificação da Avenida Duque de Caxias e a continuidade do programa ‘Viva o Centro’, que concede isenção fiscal e redução de tributos para o setor produtivo, em parceria com o Governo da Paraíba, 600 empreendedores já foram beneficiados.
“Muito importante debater com esse segmento tão importante da nossa cidade, que emprega mão de obra, estratégico para o turismo e, consequentemente, gera recursos para a cidade. Dizer que temos ações em todas as áreas, mas chamar atenção para a retomada do Centro Histórico. Porque já está recebendo o nosso olhar e vai ter, ainda mais destaque no próximo ano, quando já estaremos com obras de habitação, cultura e geração de renda. Temos o Conventinho, que já estamos restaurando e dando uma função que alia turismo, cultura e educação”, detalhou Cícero Lucena.
O gestor ainda destacou ações de seu mandato, desde 2021, para que a cidade fosse destaque no enfrentamento da pandemia, seja na eficiência de leitos ou de vacinação. Em seguida, deu início às obras de infraestrutura, com maior programa de pavimentação da história da cidade e recuperação de equipamentos públicos, como escolas, hospitais e unidades de saúde.
Cícero ainda disse que João Pessoa está vivendo um grande momento no turismo, com a rede hoteleira se mantendo com ocupação linear na casa de 85% a 90% de ocupação. Eventos, feiras, a melhora de sua infraestrutura, recuperação da orla e investimentos em programas de fomento ao crédito e geração de renda estão tornando a cidade mais atrativa e destaque entre as capitais do Nordeste, afirmou Cícero. “Tudo isso, num cenário onde João Pessoa ganhou mais de 100 mil habitantes de acordo com o mais recente levantamento do IBGE para última década”, concluiu Cícero Lucena, agradecendo a oportunidade de dialogar com o setor produtivo.
A presidente da Associação Comercial da Paraíba (ACPB), Melca Farias, fez um balanço positivo da sabatina, dizendo que é fundamental essa ponte entre o Poder Público e os setores produtivos. “Esse Conselho de Presidentes, ele abrange todos os segmentos do estado da Paraíba, desde a indústria, o comércio, os serviços, o agronegócio também está com a gente. É importante a gente ouvir, é importante a gente se posicionar enquanto unidade, enquanto união, porque é necessário entender que o setor produtivo é quem produz a riqueza e é quem dá afirmou.