João Pessoa: 22 de julho de 2024

Prefeitura de João Pessoa apoia ‘Violeta Run’, que acontece neste domingo

Publicado em: 7 de junho de 2024

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está apoiando a ‘Violeta Run’, corrida de rua que acontece no próximo domingo (9), com largada às 6h, no Busto de Tamandaré, em Tambaú. O evento tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção das doenças respiratórias.

A entrega dos kits aos competidores da Violeta Run acontece nesta sexta-feira (7), das 14h às 18h, e no sábado (8), das 9h às 15h, na Sport Life, situada na Avenida Edson Ramalho, 975, no bairro de Manaíra.

A prova, organizada pela Federação Paraibana de Atletismo com o apoio da Prefeitura da Capital, faz referência ao Junho Violeta – na Paraíba, uma lei estadual instituiu junho como ‘mês do pulmão’. De acordo com a médica Enedina Scuarcialupi, pneumologista da Rede Municipal de Saúde, os competidores devem seguir algumas orientações antes da prova, visando preservação da saúde e do bem-estar nos momentos que antecedem e também durante a corrida.

“Quem for participar da Violeta Run deve ter um sono repousante, se preparar para possível chuva, ter uma boa hidratação, fazer refeições saudáveis e não gordurosas no dia anterior da prova, além de não ingerir bebidas alcoólicas na véspera e dia do evento. Quem faz uso de medicação de uso contínuo pode tomar normalmente, usar roupas e tênis adequados para corrida e, acima de tudo, o indivíduo deve ter boas condições de saúde para correr ou já ter sido avaliado e liberado pelo seu médico”, alertou a pneumologista.

Ainda de acordo com a médica Enedina Scuarcialupi, no mês de junho há um aumento na incidência de doenças respiratórias no Brasil inteiro e que, especificamente no Nordeste, o inverno chuvoso favorece o aparecimento dessas doenças, gerando um aumento no número de internações.

Largada – Os participantes da Violeta Run irão se concentrar no Busto de Tamandaré, Orla da Capital, e a largada acontece às 6h deste domingo (9). Qualquer pessoa acima dos 14 anos pode participar da Violeta Run, que é composta por um percurso de 3 km de caminhada e outros 5 km ou 10 km de corrida.

  • Texto: George Medeiros
    Edição: Felipe Silveira
    Fotografia: Divulgação

Tags:

Compartile: