João Pessoa: 15 de junho de 2024

São João na Rede 2024 leva shows de forró para 12 cidades paraibanas, a partir deste sábado (8)

Publicado em: 6 de junho de 2024

SJ na Rede.JPG
SJ na Rede 02.JPG
SJ na Rede 03.JPG
SJ na Rede 01.JPG

A quinta edição do São João na Rede, ação itinerante do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB) em parceria com a Associação Cultural Balaio Nordeste, começa neste sábado (8). O evento ocorre ao longo de 12 dias, entre 8 e 19 de junho, com shows diários sempre em um município paraibano diferente. O objetivo é preservar o forró enquanto expressão cultural e dar oportunidade para que mestras e mestres de cultura ligados ao ritmo tenham espaço para fazer circular a sua música.

O São João na Rede começa em Sapé e depois passa por Umbuzeiro, Serra da Raiz, Damião, Puxinanã, Assunção, Mãe D’água, São José de Princesa, São José de Caiana, Nazarezinho, Poço Dantas e Brejo dos Santos. Uma estrutura da Secult-PB vai percorrer esses municípios e a cada dia montar um espaço para a realização dos shows, que acontece sempre de forma gratuita para a população local.

Lançado em 2020, dentro de um projeto emergencial para dar suporte aos artistas ligados ao forró durante a pandemia de Convid-19, o projeto ocorre desde então sempre no mês de junho. Em 2022, aconteceu a primeira edição em formato híbrido e, desde o ano passado, o evento passou a ser totalmente presencial, privilegiando ainda mais o intercâmbio cultural e o contato da classe artística com o público.

“O São João na Rede é uma forma que é ao mesmo tempo simples e eficiente de manter viva as festas de São João nos pequenos municípios e dar espaço aos forrozeiros que fortalecem o ritmo ao longo dos anos. Não raro, identificamos artistas que têm uma caminhada de várias décadas com o forró, mas que andavam sem espaço nas grandes festas. Então o que promovemos é um resgate do forró tradicional”, explica Pedro Santos, secretário de Estado da Cultura da Paraíba.

Já Joana Alves, que é presidente-fundadora da Associação Cultural Balaio Nordeste e presidente do Fórum Nacional de Forró de Raiz, destaca o processo de salvaguarda do forró que é possível de se fortalecer com eventos como esse, ressaltando também a ideia de se afastar dos municípios que já realizam as grandes festas de São João e de dar centralidade a localidades menores. “É justamente isso o que me atraiu desde a primeira edição”, enfatiza.

Ela explica que isso é fruto de muita sensibilidade da gestão estadual, que olha para a cultura de uma forma geral e para o forró de forma mais específica com muito cuidado, com muita atenção aos artistas mais velhos. “Com o Forró na Rede, a gente está resgatando, levando de volta ao palco, mestras e mestres que estão na casa dos 70 ou 80 anos, que ainda tocam sanfona, mas que estavam há muito tempo afastados das apresentações musicais. Então, muitas vezes, nós devolvemos a dignidade a esses artistas”, completou.

A cada dia, acontecem entre duas e quatro apresentações, sempre privilegiando o forró pé-de-serra e expressões mais tradicionais do ritmo. Alguns artistas paraibanos mais conhecidos também foram convidados para as apresentações nos diferentes municípios paraibanos.

 

Confira a programação da 5ª edição do São João na Rede

8 de junho – Sapé

Forró das Marias

Luizinho Calixto

Os Três do Norte

 

9 de junho – Umbuzeiro

Felipe Costa

Biliu de Campina

Chamego Bom

 

10 de junho – Serra da Raiz

Orquestra Balaio Nordeste

Forró Encabulado

 

11 de junho – Damião

João Calixto

Mestre Marrom

Os Barbosa

 

12 de junho – Puxinanã

Banda Cactos

Os Anselmos

Sandra Belê

 

13 de junho – Assunção

Atração local a ser confirmada

Patrícia Cunha

Luiz Bento

 

14 de junho – Mãe D’Água

Roberto dos 8 Baixos

Os Gonzagas

 

15 de junho – São José de Princesa

Zezinho Sanfoneiro

Forró Trakino

 

16 de junho – São José de Caiana

Ripa na Chulipa

Abdias do Acordeon

 

17 de junho – Nazarezinho

Aécio Flávio

Forró Caçuá

 

18 de junho – Poço Dantas

Quentura do Forró

Forró D2

 

19 de junho – Brejo dos Santos

Jeová do Acordeon

Heloisa Olinto

Damião Moreno

 

SECOM

Tags:

Compartile: