João Pessoa: 22 de maio de 2024

Setor extrajudicial evolui com transformação digital e reflete na prestação de serviços

Publicado em: 18 de abril de 2024

“A transformação digital impõe evoluções constantes aos cartórios, mas por outro permite estarem sempre atualizados com leis e normas, com o apoio constante do Conselho Nacional de Justiça por meio de provimentos e resoluções e da corregedoria-geral de justiça da Paraíba”, afirmou o tabelião Walter Ulysses de Carvalho, titular do Cartório de Registro de Imóveis Carlos Ulysses, situado próxima à Praça da Independência, em João Pessoa.

Nesse contexto, para enfrentar o aumento de demanda e aperfeiçoar a acessibilidade dos seus serviços, o Cartório informatizou totalmente as operações, junto à implementação de ferramentas como o e-protocolo, WhatsApp e a plataforma e-notariado, o que propicia, por exemplo, que os usuários solicitem certidões de inteiro teor e outros documentos de forma mais eficiente e segura, respeitando as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados.

“Estamos plenamente adaptados à LGPD, em consonância com o Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR). O que garante a proteção dos dados pessoais,” destacou.

Notável e relevante evolução

Este cenário de inovação e adaptação foi legitimado pelo depoimento do juiz corregedor permanente do CNJ, Dr. Romero Carneiro Feitosa, durante recente correição na serventia.

“É notável a relevância da evolução dos serviços cartoriais ao longo dos anos. O registro civil, em termos de melhoria da atividade, foi o que mais se destacou, porque quando eu aqui cheguei 25 anos atrás, tinha a situação de cartórios era realmente difícil  e graças a um trabalho conjunto da CGJ, da Associação dos Notários e Registradores da Paraíba e da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais, com efetivo apoio do Tribunal de Justiça da Paraíba, hoje chegamos em um cartório de registro de imóveis e é uma grata surpresa ver o resultado de todo o esforço e comprovar o nível de excelência alcançado”

A surpresa positiva por ele mencionada reflete o sucesso desses esforços conjuntos, demonstrando o impacto positivo na qualidade dos serviço prestados ao cidadão e na imagem dos cartórios como instituições ágeis, modernas e responsivas, mesmo diante de inúmeros desafios.

Assessoria

Tags:

Compartile: