João Pessoa: 12 de abril de 2024

Funesc realiza ‘Encontro de Poetas – Poesia Declamada e Repente’, em Campina Grande

Publicado em: 14 de março de 2024

SANTINHA MAURICIO NO FEMI 2023.jpg
MARIA SOLEDADE NO FEMI 2023.jpg

Dentro da programação do Mês das Mulheres, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta sexta-feira (15), o ‘Encontro de Poetas – Poesia Declamada e Repente’. A atividade será no Cineteatro São José, em Campina Grande, a partir das 19h. As atrações do repente serão Santinha Maurício (PE) e Maria Soledade (PB), com apresentação do declamador Iponax Vila Nova. A entrada é gratuita.

O encontro de poetas também contará com um recital, que terá no palco artistas da Paraíba e de Pernambuco. Catarine Aragão (PB), Aline Sales (PE), Dayane Rocha (PE) e Francisca Araújo (PE) mostrarão a força e a sensibilidade de seus versos. A programação do Mês das Mulheres realizada pela Funesc terá atividades – até o dia 31 – em diversas áreas (como música, dança, teatro, cultura popular) em João Pessoa, Cabedelo, Campina Grande e Cajazeiras.

Repentistas – Santinha Maurício é o nome artístico de Josefa Maria da Silva, pernambucana natural de Cumaru. Santinha Maurício tem no repente uma mistura de dom, inspiração e trabalho que a acompanha desde criança, e que chegou até ela por meio das ondas do rádio, quando ouvia os cantadores através das estações da época, nos tempos de Lourival Batista e Otacílio Batista. Começou a cantar na cidade de Abreu e Lima após os 18 anos, e teve na irmã e outras artistas da época uma grande inspiração.

Maria Soledade é conhecida pela desenvoltura com que maneja a viola e o verso improvisado.  Nascida no sítio Jenipapo, em Alagoa Grande (PB), já formou dupla com Manoel Valentim, Beija Flor, Otília Soares, Maria Lindalva e Minervina. Com Mocinha de Passira viajou o Brasil na Caravana ‘Pé na Estrada’, com 62 cantadores levando o tema “Saúde e Reforma Agrária” em 1986.  A repentista tem quatro discos: dois volumes de ‘Mulheres no Repente’ e outros dois de ‘As vozes que se misturam’.

FEMI – Em março do ano passado, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) promoveu, no Cine São José, em Campina Grande, a quarta edição do Festival Mulheres no Improviso (FEMI). O evento teve a participação de repentistas e cantadoras nordestinas, que se apresentaram em duplas.

Programação teve Santinha Maurício, de Pernambuco; Minervina Ferreira e Maria Soledade, da Paraíba; Fabiane Ribeiro, do Maranhão; Lucinha Saraiva e Damiana Pereira, ambas do Ceará. O evento foi apresentado pelo declamador paraibano Iponax Vila Nova.

SECOM

Tags:

Compartile: