João Pessoa: 17 de abril de 2024

Prefeitura de Cabedelo entrega próteses do Projeto Resgatando Sorrisos

Publicado em: 12 de março de 2024

Esta é a 7ª edição do projeto que visa a distribuição de próteses dentárias a pessoas que precisem dos aparelhos

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) realizou, nesta terça-feira (12), a entrega das próteses dentárias do Projeto Resgatando Sorrisos. Foram entregues 50 aparelhos nesta 7ª edição, que já beneficiou cerca de 300 mulheres no total.

O projeto é uma parceria da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e Diversidade Humana (SEPMDH) com a Saúde, por meio do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). A iniciativa busca cadastrar, avaliar e distribuir próteses para pessoas que, por algum motivo, sofreram perdas dentárias.

“Estamos na 7ª edição desse projeto que tem por objetivo, inicialmente,  devolver a autoestima às mulheres cabedelenses, porque sabemos que os dentes influem nessa questão, já que o sorriso é uma espécie de cartão de visita de qualquer pessoa. Porém, para além da estética, existe a questão fisiológica, pois sem os dentes não se pode ter uma mastigação adequada, os alimentos não vão para o estômago processados da forma que deveriam, o que acaba gerando diversos problemas de saúde. O projeto, então, foi motivado por essas preocupações e a SEPMDH, por meio da parceria, tem conseguido realmente resgatar sorrisos entre as mulheres”, declarou a secretária da Mulher, Camila Holanda.

Para esta edição, a SEPMDH realizou inscrições no começo do ano, com a oferta de  50 vagas, sendo 40 para mulheres e 10 para o público  LGBTQIAP+.

As usuárias que receberam as próteses nesta edição do Resgatando Sorrisos demonstraram sua satisfação em obter seus aparelhos e, assim, poder repor os membros perdidos e resgatar a autoestima. A questão financeira, sobretudo, marca os depoimentos das usuárias.

“Eu estava precisando muito e a colocação de próteses é relativamente cara. A minha prótese anterior era muito velha, tinha mais de 10 anos de uso e já estava ferindo a minha boca. Quando vi o anúncio do projeto, me interessei e graças a Deus deu tudo certo. Hoje, recebi e agora só falta me acostumar”, comentou Ires Rodrigues de Lima, moradora de Formosa.

“Fiquei feliz demais porque não estava com condições de mandar confeccionar. Adorei essa iniciativa da Prefeitura que, através da secretaria da Mulher, consegue trazer esse benefício para nós, que precisamos realmente”, declarou, Maria Aparecida dos Santos Pereira

Sorrisos – O projeto Resgatando Sorrisos oferece, a cada edição, cerca de 50 próteses dentárias a mulheres assistidas pelo SUS e que sofrem de perda dentária, seja por não terem tido acesso à higiene bucal, seja por terem sido vítimas de violência física ou por qualquer outro motivo que não as deixem mais sorrir como antes.

O objetivo é repor os dentes perdidos, cuja falta pode interferir no processo de mastigação e gerar problemas estomacais, assim como problemas de migrações dentárias, periodontite, colapso oclusal, danos na ATM e, sobretudo, afetar a autoestima.

Todo processo de habilitação para receber as próteses tem início com a inscrição, presencialmente, na Secretaria da Mulher. Após esse processo, a equipe informa às inscritas, por telefone, as datas em que elas podem comparecer ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) para a moldagem e, posteriormente, numa segunda data, para a prova das próteses.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3206.0568.

SECOM

Tags:

Compartile: