João Pessoa: 12 de abril de 2024

Programa Cidadão retoma ações itinerantes com atendimento às comunidades quilombolas

Publicado em: 6 de março de 2024

05-03-24 Ação Itinerante no quilombo Caiana dos Crioulos Foto-Alberto Machado (113).JPG
05-03-24 Ação Itinerante no quilombo Caiana dos Crioulos Foto-Alberto Machado (422).JPG
05-03-24 Ação Itinerante no quilombo Caiana dos Crioulos Foto-Alberto Machado (296).JPG
05-03-24 Ação Itinerante no quilombo Caiana dos Crioulos Foto-Alberto Machado (114).JPG
05-03-24 Ação Itinerante no quilombo Caiana dos Crioulos Foto-Alberto Machado (159).JPG
05-03-24 Ação Itinerante no quilombo Caiana dos Crioulos Foto-Alberto Machado (97).JPG
05-03-24 Ação Itinerante no quilombo Caiana dos Crioulos Foto-Alberto Machado (105).JPG
05-03-24 Ação Itinerante no quilombo Caiana dos Crioulos Foto-Alberto Machado (32).JPG
05-03-24 Ação Itinerante no quilombo Caiana dos Crioulos Foto-Alberto Machado (43).JPG
05-03-24 Ação Itinerante no quilombo Caiana dos Crioulos Foto-Alberto Machado (92).JPG
1 | 10
Fotos: Alberto Machado

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), retomou, nesta terça-feira (5), as ações itinerantes do Programa Cidadão nos municípios paraibanos. Na primeira ação deste ano, o atendimento foi voltado para povos e comunidades tradicionais, em especial aos quilombolas de Alagoa Grande e Areia.

A atividade iniciou na Associação do Território Quilombola Caiana dos Crioulos, em Alagoa Grande. As ações do Programa Cidadão garantem o exercício pleno da cidadania, com emissão da documentação básica, e acesso a direitos fundamentais, como educação, saúde e trabalho, para a população em situação vulnerabilidade social.

A ação itinerante disponibilizou na comunidade os serviços de emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), 2ª via do CPF e carteira de Trabalho Digital e fotos 3×4, além da renovação das certidões de nascimento, por meio da parceria com a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-PB).

Ednalva Rita do Nascimento, quilombola, agricultora e empreendedora, mãe de Ádila Rita, de 7 anos, expressou “felicidade” de ter esse serviço na própria comunidade. “Isso é muito gratificante poder receber em casa um Programa como esse! Trazer minha filha hoje como beneficiária é uma honra. Ela veio renovar sua documentação e fazer sua CIN. A sensação é de gratidão porque quem nasceu e se criou e permanece até hoje na comunidade sabe as dificuldades de acesso aos serviços e benefícios sociais, e a gente está hoje tendo acesso à documentação, que é o básico que precisamos para viver. Somos quilombolas e ter o Governo do Estado fazendo o que tem feito por nossas comunidades tradicionais é sentimento de gratidão enorme”, destacou.

Já Maria Silva Xavier, agricultora e moradora da comunidade quilombola Caiana dos Crioulos, comentou a importância da ação itinerante do Programa Cidadão, facilitando o acesso para todos. “ Eu achei uma maravilha, porque através desse benefício que o governo trouxe de maneira gratuita vou trocar o CPF e a nova identidade do meu filho. Muita gente está sendo beneficiada aqui na comunidade com essa ação, graças a Deus”, ressaltou.

Severina Luzia da Silva, nascida e criada no território, hoje presidente da Associação Quilombola Caiana dos Crioulos, enfatizou: “Receber essa ação do governo foi extremamente importante, só tenho a agradecer a Deus primeiramente e ao governador, que teve a sensibilidade de nos beneficiar trazendo essa ação para cá”.

O gerente do Programa Cidadão, Roberto Leite, observou que o retorno das ações itinerantes priorizando os povos e as comunidades tradicionais mostra o compromisso do Governo da Paraíba com essa população. “Temos no nosso estado 44 comunidades quilombolas e iremos atender todas, visto que precisamos atualizar a nova identidade nacional e os demais documentos, e essa população necessita desse olhar diferenciado”, falou o Roberto Leite.

As ações itinerantes continuam nesta quarta (6) e quinta-feira (7), com os atendimentos nos Territórios Quilombo Engenho do Bonfim e Quilombo Novo Mundo, no município de Areia.

O Programa Cidadão mantém posto fixo no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

SECOM

Tags:

Compartile: