João Pessoa: 23 de julho de 2024

Tecnologia: Curso preparatório do ENEM foca em didática e proporciona ao estudante novos conhecimentos sobre a profissão do futuro

Publicado em: 1 de fevereiro de 2024

As universidades públicas possuem importantes cursos na área tecnológica que os vestibulandos podem escolher

Com a tecnologia dominando, o mundo vem acompanhando e vivenciando as transformações positivas e facilitando assim a nossa vida. Das grandes televisões até as mais atuais, dos grandes celulares até os mais revolucionários: acompanhamos cada passo dos avanços que hoje, proporciona a sociedade, um mundo mais rápido e avançado, trazendo consigo a modernidade e facilidade.
Trazendo uma análise para o universo da educação, podemos perceber que o aluno utiliza a tecnologia ao seu favor, atrelando o conteúdo da sala de aula e complementando o aprendizado com os mais diversos métodos existentes, dentre eles: a robótica e os jogos digitais com conteúdos das disciplinas, obtendo assim um aprendizado melhor e mais ágil.
A certeza que a humanidade tem é que, a tecnologia veio para ficar e a sua propagação deve chegar, também, aos cursinhos preparatórios do ENEM. A prova testa as capacidades técnicas do aluno e é necessário se preparar para obter um bom resultado. Nos métodos tradicionais, as profissões ligadas à tecnologia não tem espaço para a sua divulgação e incentivo, o foco é remetido apenas à medicina, engenharia, Advocacia, dentre outras.
A tecnologia não tem oportunidade de ser discutida e levar a sua proposta aos alunos é uma afronta ao atual sistema de ensino proposto.
Abaixo, elencamos algumas profissões do futuro:
● Analista de Qualidade;
● Analista de Segurança da Informação;
● Analistas e Cientistas de Dados;
● Engenheiro de Computação em Nuvem;
● Engenheiros Robóticos;
● Growth Hacker;
Esses são apenas uma das várias profissões que as universidades públicas ofertam ao aluno que deseja seguir o ramo tecnológico. De acordo com estudos da McKinsey Global, até 2030, cerca de 375 milhões de trabalhadores em todo o mundo, precisarão mudar de profissão e adquirir novas experiências, devido ao grande avanço da tecnologia no mundo. Quem é capacitado e carrega consiga um bom currículo ganha um ponto a mais na hora de conquistar a sua vaga.
Foco na Tecnologia
O CONQUISTE O FUTURO é um grande entusiasta da tecnologia, e isso é nítido com as experiências que os alunos possuem durante as aulas. A tecnologia já é usada através dos jogos digitais, método utilizado para o estudante aprender jogando e isso torna um grande atrativo e estímulo. Para proporcionar ao jovem o conhecimento na área tecnológica, é necessário sanar as suas dúvidas. Aos que se interessam pela tecnologia podem se perguntar, quais são as profissões do futuro e como se preparar para elas?
A Professora Carolyne Do Monte explica por que os atuais métodos de estudo para o ENEM deveriam focar na tecnologia.
“É preciso ampliar os horizontes dos jovens acompanhando as demandas do mercado e da sociedade. A tecnologia é o universo que os vestibulandos estão inseridos e despertar um olhar mostrando que eles podem construir a partir disso um futuro profissional é a melhor forma de aproveitar as habilidades desta geração que praticamente já nasce sabendo”, disse.
E continua com algumas perguntas para refletir.
“Quem já brincou de montar um computador? Um aplicativo? Ou programar um robô na infância? eu particularmente nunca vi, as pessoas brincam de ser médico e engenheiro”, enfatizou.
A tecnologia tornou-se uma grande opção no mercado de trabalho, os salários variam de cargo para cargo e a ausência de profissionais é percebida assim que algum processo seletivo é divulgado. “A área da tecnologia é um campo novo de conhecimento, uma floresta a ser desbravada e, portanto, ainda é vista como um universo desconhecido que poucos são capazes de dominar. Além disso, existe o elemento da impessoalidade que impõe o trabalho com as máquinas ou a inteligência artificial como algo não atrativo para algumas pessoas”, falou.
Como se preparar para o mercado de trabalho
As universidades públicas ofertam um leque de oportunidades para os alunos seguirem e escolherem a profissão para chamar de sua. O tempo vai passando, a tecnologia avança e o mercado quer no seu quadro de funcionários os mais capacitados, e através disso, o vestibulando que deseja seguir a carreira no ramo é necessário pesquisar sobre o curso que deseja almejar.
“O primeiro passo é conhecer os cursos oferecidos na área em nossas universidades e essas vão de design, artes visuais, analistas de sistema, engenharia da computação, entre outros. Pesquisar sobre eles, entender o que cada uma dessas carreiras pode proporcionar, qual sua área de atuação, remuneração, habilidade importante para exercer essa profissão e as atividades exercidas. Assim, fica mais fácil para escolher e começar a se preparar na busca do sonho”, finalizou Carolyne.
Sobre o Conquiste o Futuro
È o primeiro classgame do Brasil com foco na aprovação do ENEM, oferecendo aulas games para o aluno aprender e se divertir. O aluno estuda jogando e, assim, torna o ensino mais dinâmico e interpretativo, um dos pilares que o Conquiste o Futuro traz consigo. O aluno ganha tempo, aprende duas vezes mais rápido e de um jeito bem mais interativo.
Tempo, vantagem, diversão e sucesso: O Conquiste o Futuro oferece ao aluno quatro métodos para garantir o seu aprendizado e sucesso. Usando a gamificação nas aulas, o aluno se torna um personagem e pode vivenciar o universo do conteúdo que está sendo estudado e assim ele (a) pode aprender de uma maneira ativa e envolvente.

 

Contatos e Redes Sociais
Site: https://conquisteofuturo.com.br/enem
WhatsApp: (95) 8121-7267
Instagram: @conquiste_o_futuro

Assessoria

Tags:

Compartile: