João Pessoa: 24 de fevereiro de 2024

Governo da Paraíba amplia Programa de Aquisição de Alimentos e leite começa a ser distribuído com 4 mil famílias em João Pessoa

Publicado em: 20 de dezembro de 2023

_DSC0592.JPG
_DSC0563.JPG
_DSC0581.JPG
_DSC0595.JPG
_DSC0029.JPG
_DSC0460.JPG
_DSC0329.JPG
_DSC0211.JPG
_DSC0527.JPG
_DSC0009.JPG

As primeiras 800 famílias de João Pessoa – de um total de 4 mil – foram contempladas, nesta terça-feira (19), com o projeto de ampliação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA-Leite), desenvolvido pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Humano (Sedh), e passarão a receber até 7 litros de leite por semana. São famílias em situação de vulnerabilidade social que residem nas comunidades de Frei Damião, Santa Bárbara, Doce Mãe de Deus e Nice de Oliveira.

A entrega do leite aconteceu na sede do Movimento SOS Cuiá, localizada no bairro Valentina de Figueiredo, e contou com as presenças da secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra; da diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedh, Luciana Leal; da gerente executiva de Segurança Alimentar, Telma Virgínia, além de lideranças comunitárias.

 

Essa etapa atenderá um total de 4 mil famílias em João Pessoa. A princípio serão beneficiadas 20 comunidades cujos indicadores sociais precisam ser melhorados, a exemplo da deficiência nutricional. Elas integram uma rede de projetos de segurança alimentar e nutricional, atestada pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-PB).

São pessoas como a dona de casa Adriana Arcanjo Freitas (42), casada, mãe de duas filhas, com 13 e 1 ano e 10 meses de idade, moradora de uma das comunidades beneficiadas. “É muito bom estar recebendo o leite, que está muito caro e a gente não tem dinheiro para comprar. Quando encontra o leite de vaca é água pura. Com o leite posso fazer papa, arroz de leite, comer com cuscuz”, comemorou a dona de casa.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, falou da satisfação em estar no bairro Valentina reunindo várias comunidades e anunciar o início do PAA-Leite na capital. “Estamos reunindo as primeiras 800 famílias, de um total de 4 mil, que passam a ser beneficiadas com até sete litros de leite por semana. Oferecendo segurança alimentar e nutricional para famílias de baixa renda com acesso ao alimento de qualidade. É a mãe que nesse momento passa a ter segurança de que terá o que colocar no fogo, um alimento de qualidade para dar aos seus filhos”, destacou a secretária.

Com a chegada em João Pessoa, o Programa passa a atender a população de 84 municípios paraibanos, beneficiando 32,5 mil famílias com a distribuição de 227,8 mil litros de leite semanalmente, adquiridos junto aos mais de 1.500 produtores rurais da agricultura familiar cadastrados no programae beneficiados por nove usinas.

O PAA-Leite é um programa executado pelo Governo da Paraíba, em parceria com o Governo Federal, que integra o Programa de Aquisição de Alimentos, de fomento à Agricultura Familiar, adquirindo o leite dos pequenos produtores rurais, aquecendo a dinâmica no campo e chegando às cidades oferecendo alimento de qualidade às pessoas mais vulneráveis.

SECOM

Compartile:

Tags: