João Pessoa: 26 de fevereiro de 2024

Operação Boas Festas e Verão 2024: Governo da Paraíba reforça segurança durante festas de fim de ano e alta temporada

Publicado em: 19 de dezembro de 2023

WhatsApp Image 2023-12-19 at 12.14.30.jpeg
WhatsApp Image 2023-12-19 at 12.14.31 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-12-19 at 12.14.31 (4).jpeg
WhatsApp Image 2023-12-19 at 12.14.31 (3).jpeg
WhatsApp Image 2023-12-19 at 12.14.31 (2).jpeg
WhatsApp Image 2023-12-19 at 12.14.31.jpeg
WhatsApp Image 2023-12-19 at 12.14.30 (2).jpeg
WhatsApp Image 2023-12-19 at 12.14.30 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-12-19 at 12.13.51 (2).jpeg
WhatsApp Image 2023-12-19 at 12.13.51 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-12-19 at 12.13.51.jpeg
WhatsApp Image 2023-12-19 at 12.13.50 (2).jpeg
WhatsApp Image 2023-12-19 at 12.13.50 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-12-19 at 12.13.50.jpeg
WhatsApp Image 2023-12-19 at 12.13.49.jpeg

Começa oficialmente, nesta sexta-feira (22), o Verão 2024 em todo o território nacional. Na Paraíba, uma série de medidas foram antecipadas e serão implementadas já a partir desta terça-feira (19) para assegurar maior segurança e tranquilidade ao longo da faixa litorânea, açudes e vias públicas. Com isso, os festejos de fim de ano já contarão com um reforço diário de policiais civis, militares, bombeiros militares, agentes de trânsito e policiais penais, acompanhados do uso estratégico do Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds) e se estenderá até o fim do verão, em 20 de março.

O lançamento dessas ações foi conduzido pela Sesds na manhã desta terça-feira (19), no Largo da Gameleira, situado no bairro de Tambaú, em João Pessoa. Destacou-se a participação da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) nesse evento de lançamento, reforçando e enfatizando a colaboração e integração entre órgãos e secretarias estaduais para promover um ambiente seguro e protegido durante as comemorações de fim de ano e a temporada de Verão.

O secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Jean Nunes, ressaltou a eficácia das ações integradas no âmbito da segurança pública. “Durante o período de festas de fim de ano, o comércio se torna um polo de movimentação intensa e, para garantir a segurança de todos que frequentam esses espaços, as operações de reforço e vigilância se tornam vitais. A Operação Verão é um pilar essencial para a Paraíba, um estado que se destaca pelo seu potencial turístico. Além de proteger nossos cidadãos e visitantes, ela também assegura um ambiente propício para que nossos atrativos sejam desfrutados com tranquilidade. Através dessa operação, unimos esforços de diversos órgãos para garantir não apenas a segurança, mas também a hospitalidade e a qualidade da experiência que nosso estado oferece aos que nos visitam neste período tão especial”, disse.

Na ocasião, houve a entrega de equipamentos de segurança individuais para os agentes. Para o Corpo de Bombeiros Militar foram adquiridos uniformes gold, caqui, de guarda-vidas, Equipamentos de Proteção Respiratória (EPR), botas, capacetes e jalecos de incêndio, balaclavas, quatro motos de salvamento aquático e três motores de popa. Para a Polícia Militar foram entregues mais de 1.100 coletes balísticos.

POLÍCIA MILITAR – Até o dia 20 de março de 2024, a Polícia Militar contará com o emprego de 2.430 viaturas, 540 motocicletas, 270 cavalos, 27 drones, 360 bicicletas e um total de 4.860 policiais militares motorizados e 1.050 no policiamento ostensivo a pé, atuando em aproximadamente 107 cidades. As estratégias adotadas seguem as diretrizes dos setores de Inteligência e Estatística da corporação, que realizam o mapeamento e ocupação de áreas estratégicas visando a prevenção e combate aos crimes contra o patrimônio e à vida.

Na região metropolitana da Capital, o Batalhão Especializado em Policiamento Turístico (BEPTur) reforçará as ações de segurança pública com rondas, blitzen, abordagens e ações preventivas em toda a orla de João Pessoa, Lucena, Conde e em pontos de interesses turísticos. O esquema de segurança prevê o uso dos Veículos Individuais de Policiamento (VIP) e quadriciclos, que permitem mais rapidez e agilidade no atendimento em ocorrências com terrenos diversos.

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR – O Corpo de Bombeiros Militar mobilizará mais de 400 guarda-vidas ao longo da faixa que se estende de Barra de Camaratuba a Acaú, abrangendo os limites com os estados do Rio Grande do Norte e Pernambuco. Esses profissionais realizarão o serviço de praia, contando com o suporte de embarcações, lanchas, botes infláveis de salvamento e jet-skis para assegurar a segurança dos banhistas, atuando também no interior do estado, em mananciais, como rios, açudes e lagos.

Este contingente inclui mergulhadores treinados e especializados em operações de busca e resgate em ambientes subaquáticos, garantindo uma resposta eficaz em situações que demandem atuação nesse tipo de cenário. Essa estruturação reforça o compromisso em garantir um Fim de Ano e Verão mais seguros e tranquilos para todos que desfrutam das praias nessa extensa área de atuação.

POLÍCIA CIVIL – Durante a Operação Verão, a Polícia Civil ampliará seu efetivo diário estimado em 126 profissionais, fazendo uso de 45 viaturas/dia. A presença da Delegacia Móvel será reforçada em locais de eventos, enquanto a Coordenação das Delegacias de Atendimento à Mulher (Coordeam) funcionará com equipes reforçadas, mediante o ingresso dos servidores recém-nomeados.

A Deam de Cabedelo, com a intensificação de festejos, permancerá aberta 24 horas durante os finais de semana e Carnaval.   No interior do Estado, os polos de plantão permanecem realizando procedimentos e atendimento ao público. Delegacias especializadas como a de Crimes contra o Patrimônio (Roubos e Furtos), Crimes contra a Pessoa (Homicídios), e Entorpecentes também atuarão de maneira diferenciada.

Assim como tem ocorrido em todas as ações e eventos extraordinários ligados à segurança pública, a Polícia Civil, além do reforço no efetivo e no número de viaturas disponíveis, intensificará seu trabalho e compromisso com a sociedade por meio dos seguintes setores:

  • Delegacia Online – delegaciaonline.pb.gov.br – Registro remoto de notícias de fatos e ocorrências policiais não-violentas tais como perda ou extravio de documentos, furtos simples, registro de pessoas desaparecidas e de violência doméstica e familiar, incluindo requisição de Medida Protetiva de Urgência e manifestação pela Representação Criminal.
  • Disque Denúncia – https://197.pc.pb.gov.br – O Disque-Denúncia da Polícia Civil possibilita ao cidadão denunciar, anônima e remotamente, práticas criminosas e autorias delitivas, inclusive com a possibilidade de envio de áudios, fotos e vídeos, via WhatsApp, além do site do serviço.
  • Atendimento especializado à mulher – Acolhida e atendimento à mulher vítima de violência doméstica ou familiar para registro de ocorrências, lavratura de procedimentos, requisição e cumprimento de medidas cautelares de urgência.
  • Realização de perícias – Em pessoas, objetos e locais de ocorrências criminais que deixem vestígios, visando a materialidade e a autoria de delitos.

REFORÇO PELO AR – Durante as Operações Boas Festas e Verão 2024, um destaque essencial é o papel desempenhado pelo Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Sesds, por meio da utilização das aeronaves Acauã 1 e 2. O GTA estará totalmente operacional até o término das operações, pronto para responder a ocorrências de resgate e situações de natureza policial. O objetivo principal é agilizar os atendimentos nas áreas litorâneas do estado e nas rodovias que perpassam a Paraíba.

Segundo o tenente-coronel Carlos Nascimento, comandante do GTA, as atividades de socorro abrangem desde patrulhamento preventivo na orla até resgates em situações diversas, como intoxicação por monóxido de carbono, afogamentos, acidentes automobilísticos e transportes inter-hospitalares. No âmbito policial, as ações incluem apoio, cerco, patrulhamento e resposta a roubos de veículos. Essa abrangência reflete o compromisso em garantir uma cobertura integral e eficiente durante a temporada de Verão, visando à segurança e ao bem-estar de todos.

FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO E LEI SECA – O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), por meio da Coordenação de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, intensificará as atividades da Operação Lei Seca durante os festejos de fim de ano e o Verão 2024.

Essa ação visa coibir práticas abusivas de condutores que desrespeitam as leis de trânsito, com foco especial em infrações relacionadas à condução sob efeito de álcool, utilizando para isso equipamentos como os etilômetros. Essas fiscalizações têm como objetivo primordial garantir a segurança viária e reduzir os riscos associados a comportamentos irresponsáveis ao volante.

Para fortalecer essas ações, 52 agentes de trânsito e 12 viaturas serão designados para as fiscalizações, contando com o suporte da Polícia Militar da Paraíba. O aparato inclui o uso de etilômetros, talonários eletrônicos, redutores de velocidade móveis, camas de faquir, cones e barreiras de sinalização retrátil. Esse conjunto de recursos e equipe busca garantir uma abordagem abrangente e eficaz, visando à segurança viária e à prevenção de comportamentos que coloquem em risco a vida no trânsito.

SECOM

Compartile:

Tags: