João Pessoa: 27 de fevereiro de 2024

Governo da Paraíba apresenta avanços nas linhas de cuidado de doenças crônicas em encerramento do projeto FortalaceRAS

Publicado em: 5 de dezembro de 2023

WhatsApp Image 2023-12-04 at 17.36.40 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-12-04 at 17.36.40.jpeg
WhatsApp Image 2023-12-04 at 17.36.41 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-12-04 at 17.36.41 (2).jpeg
WhatsApp Image 2023-12-04 at 17.36.41 (3).jpeg
WhatsApp Image 2023-12-04 at 17.36.41.jpeg

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), apresentou os avanços e as ações realizadas com o foco em doenças crônicas, nesta segunda-feira (4), durante o encerramento do FortalaceRAS, projeto do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). A iniciativa é uma parceria entre a SES, Ministério da Saúde, Hospital do Coração de São Paulo (HCor), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho de Secretarias de Saúdes da Paraíba (COSEMS-PB). Na ocasião, também foram apresentadas experiências exitosas desenvolvidas pelos municípios da 1ª macrorregião de Saúde.

O objetivo do FortaleceRAS é, junto aos municípios da primeira macrorregião de saúde, fortalecer as linhas de cuidado de condições crônicas: sobrepeso e obesidade (SPO), hipertensão (HAS), diabetes tipo 2 (DM2), infarto agudo do miocárdio (IAM), acidente vascular cerebral (AVC).

De acordo com a gerente operacional de Atenção às Condições Crônicas, Kamila Capistrano, o projeto possibilitou uma maior oferta de serviços direcionados aos cuidados dessas doenças, como no caso da linha de cuidado sobrepeso e obesidade (SPO), na qual aumentaram as cirurgias bariátricas. “O Estado teve avanços consideráveis nessas linhas de cuidado. Podemos citar as cirurgias bariátricas que atualmente estão sendo realizadas em João Pessoa e em outras regiões, como Campina Grande e Sousa. Também tivemos avanços muito importantes linha de cuidado de Infarto agudo do miocárdio, com o programa Coração Paraibano. Isso é o Estado avançando e realizando ações muito importantes”, explicou.

O projeto, conduzido pelo Hospital do Coração de São Paulo (HCor), serviu para qualificar o atendimento, ampliar a assistência da Atenção Primária, assim como trazer autonomia para gestores e municípios.

A coordenadora médica do FortalecerRAS e representante do Hcor, Liza Uchimura, destacou que o projeto teve início em 2022 e que o encerramento da parceria com a Saúde da Paraíba serviu para que fossem aprimorados procedimentos, fluxos e demais serviços. “Durante esse período podemos acompanhar mais de 300 serviços, desde a atenção primária, atenção secundária e hospitais. Foi um trabalho muito árduo, tivemos alguns produtos como a implementação de instrumentos e protocolos”, pontuou.

O encerramento do FortaleceRAS contou em sua programação, no período da manhã, com apresentação do Ministério da Saúde e do Hcor. Em seguida, durante a tarde, foi realizada uma troca de experiências exitosas realizadas nos municípios da primeira macrorregião. Participaram do evento, gestores, coordenadores de serviço e da atenção primária, gerentes de unidades básicas de saúde e equipes que atendem as linhas de cuidado nos municípios.

SECOM

Compartile:

Tags: