João Pessoa: 24 de fevereiro de 2024

Prêmio RGB fomenta melhores práticas de Compliance e governança

Publicado em: 4 de dezembro de 2023

Prêmio Rgb Fomenta Melhores Práticas De Compliance E Governança
Prêmio Rgb Fomenta Melhores Práticas De Compliance E Governança

 

Iniciativa estimula maior adequação às leis e a melhores práticas em administração e gestão

 

Na última sexta-feira, 1/12, o Conselho Federal de Administração (CFA) foi representado no Prêmio Rede Governança Brasil (RGB) pelos conselheiros federais e diretores Rui Ribeiro, da Câmara de Gestão Pública (CGP/CFA), e Fábio Macedo da Câmara de Governança, Integridade e Compliance (CGIC/CFA). O evento foi realizado em Brasília no estúdio da Confederação Nacional da Indústria.

O prêmio oferecido pela RGB tem como objetivo reconhecer as melhores práticas em gestão de riscos, compliance, governança e responsabilidade socioambiental — em órgãos públicos, em especial em autarquias, fundações e empresas estatais, bem como dar visibilidade e reconhecimento a profissionais que se dedicam a tais temas no País. Promovido pela Rede Governança Brasil (RGB) e pelo Instituto Latino Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), a premiação enaltece práticas baseadas em três pilares essenciais da governança: liderança, estratégia e controle em todo o ciclo de gestão.

Para o diretor Fábio Macedo, iniciativas como o Prêmio RGB, da Governança à Esperança, são fundamentais não apenas para incentivar o melhoramento das práticas nas instituições públicas por meio da Governança como também para servir de modelo para todas as demais organizações.

“Sem dúvida, é um marco para a administração pública, pois é necessária a concepção da sociedade quanto à importância da Governança, Integridade e Compliance para elevação de desempenho, imagem e conformidades das organizações. Além disso, é preciso valorizar tanto os profissionais que realizam direta ou indiretamente uma boa administração quanto as instituições nas quais eles trabalham”, diz.

Voluntários e categorias

Além da premiação dada a instituições e profissionais, o evento também reconhecerá o trabalho de membros da RGB. Os voluntários são provenientes de diferentes áreas e incluem servidores públicos, gestores privados, técnicos, professores e especialistas.

O Prêmio RGB 2023 também contemplou diferentes categorias, com destaque para estatais, sociedades de economia mista, administração pública federal, legislativo federal, poder judiciário e funções essenciais à justiça da União. Também incluiu como municípios participantes do Pronagov — um programa nacional de governança que visa capacitar e orientar municípios para uma gestão mais transparente e eficiente.

Segundo o diretor do CFA Rui Ribeiro, todos os esforços em prol de oferecer melhores serviços e maior produtividade, além da geração de conhecimento interno para as organizações são louváveis. Como diretor da Câmara de Gestão Pública, ele lembra o que o Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA) vai na mesma direção do prêmio, ao proporcionar informações que subsidiem os gestores a avaliar tanto sua atuação quanto de municípios de todo o País.

“No CFA há tempos temos tido essa preocupação no âmbito da gestão e da administração e em operar com uma prática forte de Compliance e de projetos que beneficiem a população. Iniciativas como essa colocam em evidência a importância de modernizar as organizações, bem como trazer práticas bem sucedidas para conhecimento de todos do Sistema CFA/CRAs, que aqui estão presentes e representados”, finaliza.

Da assessoria de comunicação do CFA

Compartile:

Tags: