João Pessoa: 27 de fevereiro de 2024

Primeira-dama do Estado visita IPESq e destaca importância de convênio para atendimento de crianças com microcefalia

Publicado em: 24 de novembro de 2023

1 | 15
Fotos: Francisco França

A primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, esteve nessa quarta-feira (22) no Instituto Professor Joaquim Amorim (IPESq), em Campina Grande, ocasião em que conheceu o trabalho ali desenvolvido e que tem sido referência no atendimento a crianças com microcefalia. Recentemente, o Governo da Paraíba firmou convênio com o Instituto para repasses financeiros que vão ajudar a manter a unidade e subsidiar pesquisas em andamento, para melhorar a qualidade de vida dos usuários.

Durante a visita, em que conversou com mães de usuários e discutiu novas parcerias com a direção, Ana Maria Lins destacou a decisão acertada do Governo do Estado em firmar convênio com o IPESq. “As consequências da zika, principalmente quando a gente fala em microcefalia, já não têm tanta visibilidade assim. Mas as vítimas desse vírus continuam precisando de ajuda. Estando aqui, ouvindo as histórias dessas mães guerreiras, não tenho dúvida de que esse convênio foi muito bem-vindo e fará uma grande diferença na vida dessas crianças”, afirmou.

A segunda-dama Camila Mariz conheceu o trabalho desenvolvido pelo IPESq ao participar de uma confraternização natalina. Ela destacou a importância do convênio para uma instituição que se mantém por meio de doações. “Esse olhar que o governador João Azevêdo, que a primeira-dama Ana Maria Lins e o vice-governador Lucas Ribeiro tiveram com esta instituição foi muito importante. O IPESq presta um serviço extremamente importante e, em oito anos de existência, nunca havia recebido verba pública. A maternidade não é uma tarefa fácil, e por isso as mães dessas crianças merecem toda a atenção possível do poder público”, comentou.

Em visita ao IPESq, a primeira-dama conheceu histórias como de Josemary Gomes, de 42 anos. A mãe de Gilberto, 8 anos, e  moradora de Algodão de Jandaíra, sabe a importância do fortalecimento do trabalho feito pelo IPESq. “Meu filho, além de microcefalia, tem paralisia cerebral. Venho duas vezes por semana e tenho  certeza que, se não fosse esse atendimento, a vida do meu filho seria ainda mais difícil. É muito importante uma ajuda como essa”, disse.

O vice-presidente do IPESq, Romero Moreira, foi enfático ao descrever o convênio com o Governo da Paraíba. “É um tempo novo não apenas pela importância da subvenção, mas pelo canal de diálogo que se abre para que a gente possa ampliar ainda mais os serviços oferecidos aqui, já que as crianças precisam de um atendimento multidisciplinar. Nós que fazemos o IPESq só temos a agradecer”, observou.

O IPESq é uma organização civil de fins não econômicos, de caráter filantrópico, fundado em 2008 em Campina Grande. Além de desenvolver pesquisas na área de saúde da criança, também desenvolve na área de direitos reprodutivos.

A visita da primeira-dama Ana Maria Lins ao IPESq foi acompanhada, ainda, pela prefeita de Pocinhos, Eliane Galdino; pela vereadora do município de Campina Grande Eva Gouveia; e pela pesquisadora do Instituto, Jousilene Sales,  que também é diretora do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Rainha da Borborema.

SECOM

Compartile:

Tags: