João Pessoa: 26 de fevereiro de 2024

Projeto apresenta Sexteto de Metais e interpreta da bossa às marchas juninas

Publicado em: 23 de novembro de 2023

O projeto Música na Catedral desta sexta-feira (24), realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), apresenta como atração o Sexteto de Metais da Banda 5 de Agosto que vai interpretar dobrados, bossa nova, xotes, forrós, marchas juninas, dentre outros gêneros e estilos musicais diversos. O evento, que acontece na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, começa às 10h e é gratuito.

“Esse nosso projeto tem sido muito bem aceito porque conseguimos unir a questão da fé, da cultura e da música no ambiente religioso. Só temos a agradecer à Arquidiocese, sobretudo, na pessoa do padre Robson, que abraçou esse projeto da Funjope de estar sempre levando cultura para a Catedral de Nossa Senhora das Neves”, declara o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele lembra que a Fundação já realizou atividades de teatro, música e o Auto de Natal no ambiente da Catedral. “Isso tudo valoriza, inclusive, um roteiro turístico-cultural que se chama Caminhos da Fé que estamos trabalhando para consolidar. É significativo e muito importante para a Funjope poder fazer esse tipo de ação em diversos ambiente”, acrescenta.

O Sexteto de Metais e percussão é formado por seis músicos, sendo dois trompetistas, um trompista, um trombonista, um tubista e um baterista, todos integrantes da Banda 5 de Agosto. O repertório inclui canções como ‘Dobrado 220’, ‘Céu de Santo Amaro’, ‘A Bossa’, ‘Feira de Mangaio’, ‘Carinhoso’, ‘Neném’.

“Esses músicos desenvolvem um trabalho de música de câmara, tendo um repertório formado por clássicos da música brasileira, assim como obras internacionais, indo do jazz ao frevo e da música de concerto – repertório erudito – à música popular”, observa o maestro Rogério Borges, que rege os músicos.

Ele ressalta que um dos objetivos do grupo é apresentar ao público presente ou através das mídias sociais e à sociedade de um modo geral parte do trabalho realizado pela Banda de Música da Cidade de João Pessoa, que vem sendo desenvolvido há mais de 60 anos.

  • Texto: Lucilene Meireles
    Edição: Andrea Alves
    Fotografia: Daniel Silva

Compartile:

Tags: