João Pessoa: 21 de fevereiro de 2024

Alunos de escolas municipais participam do programa ‘Jovens Embaixadores pelo Clima’

Publicado em: 17 de novembro de 2023

A Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam), em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), lançou, nesta quinta-feira (16), o programa ‘Jovens Embaixadores pelo Clima’. A iniciativa tem o objetivo de capacitar e sensibilizar lideranças, entre estudantes das escolas municipais, para que atuem como agentes multiplicadores sobre as questões ambientais em suas comunidades.

Este foi o primeiro evento pré-COP 28 promovido pela Prefeitura de João Pessoa, que deverá enviar uma delegação para a 28ª Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas, que será realizada em Dubai, de 30 de novembro a 12 de dezembro.

“É com muita alegria que promovemos ações educativas, sempre em parceria com Sedec. Nossos estudantes são a verdadeira revolução na busca de uma nova compreensão sobre o patrimônio ambiental. Estamos nos preparando para que a delegação de João Pessoa possa representar a cidade na COP 28 da melhor maneira possível. Essa é uma oportunidade única e estamos trabalhando para divulgar todas as ações da política ambiental, bem como para ter contato com representantes de outras cidades, numa troca que temos certeza será benéfica para a cidade”, afirmou Welison Silveira, secretário de Meio Ambiente.

O lançamento do programa foi aberto pelos alunos da Escola Municipal Professor Oscar de Castro, que recitaram o cordel ‘Preservando o Meio Ambiente’, escrito pela professora Marinalva de Moura Leite. Mavi Brilhante, estudante e influenciadora digital, também participou do evento. Ela vai representar a Paraíba na COP 28, sendo a porta voz do programa My Future My Voice, da EarthDay.org.

“Acho que é muito importante que as pessoas possam ouvir o que nós, crianças e jovens, temos a dizer. Todos nós podemos fazer pequenos gestos de cuidado com o planeta, que é a nossa casa principal, seja separando os resíduos, cuidando das árvores na nossa rua, cobrando dos gestores públicos que cumpram com as normas de preservação do meio ambiente”, frisou Mavi Brilhante.

Também estiveram presentes alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Padre Pedro Serrão e de Ensino Integral e Fundamental Edme Tavares de Albuquerque.

“São os estudantes, crianças e jovens, que vão transformar a vida no planeta. E não estamos falando sobre futuro, estamos falando do presente. Não existe mais essa ideia de que precisamos cuidar do futuro do planeta. É urgente que a gente implante uma nova consciência agora”, destacou Welison Silveira.

  • Texto: Jô Vital
    Edição: Cristina Cavalcante
    Fotografia: assessoria

Compartile:

Tags: