João Pessoa: 24 de fevereiro de 2024

Projeto de desenvolvimento de inteligência socioemocional na educação é aprovado

Publicado em: 16 de novembro de 2023

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou, durante votação na manhã desta quinta-feira (16), a criação de um projeto de desenvolvimento de inteligência socioemocional no Plano de Educação do Município. Ao todo, foram aprovados três Projetos de Lei Ordinária (PLD) e cinco Projetos de Decretos Legislativos (PDL).

O PLO 388/2021 propõe a criação do Projeto de Desenvolvimento da Inteligência Socioemocional a ser desenvolvido nas escolas da rede de ensino do Município e tem dentre os princípios: a priorização do desenvolvimento pleno das competências socioemocionais; valorização da consciência social e da empatia nas relações humanas; valorização da vida; reconhecimento das habilidades sociais e da experiência extraescolar; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento e a arte de saber; construção de um relacionamento mútuo, tolerância e cooperação entre discente, docente e núcleo familiar; e respeito à intimidade, crença e valores familiares.

O autor da propositura, vereador Marmuthe Cavalcanti (Republicanos), justificou que a iniciativa tem o objetivo de “conduzir gerações para um aprendizado que envolve autoconhecimento, ensinando a trabalhar com habilidades da psique como chave para o desenvolvimento pessoal e na construção de cidadãos conscientes, seguros e capazes de resolver conflitos e tomar decisões responsáveis”.

Estudantes serão homenageados

Foi aprovado ainda o PDL192/2023, que outorga o Diploma Estudante Destaque José Lins do Rego a 585 alunos vencedores dos prêmios de olimpíadas de conhecimento, tanto de escolas públicas quanto de particulares da Capital. “São alunos que ganharam medalhas de ouro, prata e bronze em olimpíadas de matemática, química, física. Esta Casa tem que promover a educação e o conhecimento, porque o povo que tem conhecimento não vira simples zumbis na mão do Estado”, destacou a autora da iniciativa, vereadora Eliza Virgínia (PP).

“Gostaria de parabenizar Eliza Virgínia pelo projeto. Ele estimula os estudantes e é gratificante. Sinto-me confortável em votar essa matéria que tem importância fundamental”, declarou o vereador Zezinho Botafogo (PSB) ao votar favorável ao projeto.

Demais Homenagens

Ainda foram aprovados PDLs que concedem cidadania pessoense ao tenente Marcelo De Sant’ana e ao advogado Expedito Leite da Silva Filho; e as medalhas Cidade de João Pessoa ao vereador de Maceió, José Nilton Lima de Oliveira, e ao general do Exército Brasileiro, Walter Souza Braga Neto, esta última honraria sendo aprovada com os votos contrários de Marcos Henriques (PT) e Júnio Leandro (PDT) e abstenção de Milanez Neto (PV), Marmuthe Cavalcanti e Zezinho Botafogo.

SECOM

Compartile:

Tags: