João Pessoa: 18 de julho de 2024

Governo da Paraíba lança programação do ‘Agosto das Juventudes’ em Campina Grande

Publicado em: 14 de agosto de 2023

O Governo da Paraíba fez a abertura oficial do Agosto das Juventudes em Campina Grande, neste sábado (12), no Cineatro São José. No evento, que tem como tema “Geração Tem: conectando sonhos, superando barreiras, conquistando futuros”, foram apresentados projetos realizados pela Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e ações de políticas públicas voltadas aos jovens.

Com uma programação diversificada, o Agosto das Juventudes visa estimular a participação ativa e a expressão criativa dos jovens, por meio de ações que serão promovidas pelo Governo do Estado – órgãos da administração direta e indireta – em parceria com a Assembleia Legislativa da Paraíba e as Prefeituras Municipais.

Na ocasião, integrantes do Programa de Inclusão Social Através da Música e das Artes (Prima) e do grupo de hip hop Break Campina foram apresentados ao público pelo influenciador digital Matheus Rodrigues, do Jampa Mil Grau, e deram um show de música e talento. Em seguida, o aluno Ryan Ernande falou em nome da juventude, destacando a importância da união entre os jovens por um mundo mais inclusivo e sustentável.

Após as autoridades presentes assinarem o texto orientador da Conferência Estadual da Juventude, foi anunciada a abertura das inscrições para a linha de crédito Empreender Juventude, que este ano está disponibilizando R$ 2,5 milhões.

O vice-governador da Paraíba Lucas Ribeiro, o mais jovem a ocupar o cargo no país, destacou o compromisso da gestão com a juventude. “O compromisso do Governo do Estado com a juventude paraibana é refletido em projetos e ações na educação, saúde, Empreender-PB, cultura e muitos outros. Nesta gestão gerando oportunidades para que os jovens se desenvolvam e mantenham a essência questionadora e transformadora”.

Para o secretário de Estado de Esporte, Juventude e Lazer, Lindolfo Pires, “é muito bom ver que a juventude do nosso estado está antenada e tem suporte com o funcionamento na prática das políticas públicas. O governo é feito com diálogo entre as secretarias para desenvolver e fortalecer ideias e projetos dos jovens”, disse.

O secretário executivo da Juventude, Pedro Matias, falou sobre as prioridades do estado para a juventude. “Estamos lançando a programação do mês da juventude em Campina Grande e pretendemos nos aproximar cada vez mais do interior do estado. Estamos unidos para o fortalecimento das ações e para dar uma resposta à juventude em relação à qualificação profissional e à geração de emprego e renda, através do estabelecimento de novas políticas públicas e da consolidação das existentes. Não haverá descanso enquanto houver um jovem fora de sala de aula ou do mercado de trabalho”.

A secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, falou sobre a linha de crédito destinada aos jovens e sua experiência como empreendedora, iniciada na juventude. “Conhecimento ninguém tira e esta deve ser a maior busca do jovem porque é um período em que estamos abertos ao aprendizado. A minha história de empreendedorismo teve início no cursinho dando suporte a um professor de redação em suas aulas extras realizadas para um grande público de alunos. Este é o iniciar os primeiros projetos e o Empreender-PB dá oportunidade ao jovem com empréstimo orientado, entre outras ações do governo”.

A secretária executiva de Gestão Pedagógica da Secretaria de Estado da Educação (SEE), professora Elizabeth de Araújo também destacou a força do conhecimento e a importância das políticas públicas para a concretização de sonhos em realidades. “Acreditem nos seus sonhos, conhecimento é poder, conhecimento nos transforma. Que nós passamos acreditar e termos essa estrutura e a disposição dos nossos gestores defendem a agenda da juventude para dar oportunidades e torná-la referência em várias áreas.”

O Agosto das Juventudes é uma iniciativa do Governo do Estado, instituída pelo Decreto 41.465/2021 e dedicada a celebrar, todos os anos, a juventude paraibana. Durante o mês, a programação contará com qualificações em áreas como tecnologia, empreendedorismo, meio ambiente e artes e eventos que de música, dança, teatro, entre outras manifestações artísticas, além de espaço para apresentação de ideias inovadoras e projetos de negócios e discussões sobre temas relevantes para a juventude.

Estiveram presentes no evento o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão da Paraíba, Gilmar Martins,  secretário executivo de Empreendedorismo do Estado da Paraíba, Fabrício Feitosa, a secretária Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária, Valéria Aragão, a presidente da Fundação Espaço Cultural (Funesc), Bia Cagliani de Oliveira, entre outros representantes do estado e políticos da região.

SECOM

Tags:

Compartile: