João Pessoa: 25 de junho de 2024

Hospital Municipal Santa Isabel debate tratamento das doenças anorretais do HIV

Publicado em: 2 de agosto de 2023

O Serviço de Residência Médica em Coloproctologia do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) promove, nesta quarta-feira (2), às 19h30, um debate sobre as manifestações anorretais do vírus da imunodeficiência humana (HIV), ocasião em que serão discutidas abordagens específicas em sua condução diagnóstica e terapêutica. A ação da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), faz parte do programa ‘Professor Convidado’.

O debate garante mensalmente atualizações sobre abordagens de múltiplas patologias. “Neste mês, serão explicadas as doenças anorretais mais prevalentes nos pacientes portadores de HIV, os cuidados pré e pós-operatórios e indicações para tratamento clínico ou cirúrgico”, informa a médica coloproctologista Denise Albuquerque, que vai ministrar a aula de forma presencial, no Centro de Estudos (Ceapes) do Hospital Santa Isabel.

As principais manifestações anorretais, além das infecções sexualmente transmissíveis, são as afecções que comumente afetam a região, como doença hemorroidária, fissuras anais e fístulas, explica Denise Albuquerque, que é membro titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e chefe do serviço de Coloproctologia do Hospital de Doenças Infectocontagiosas Dr. Clementino Fraga.

Atualmente, cerca de 40 milhões de pessoas vivem com HIV em todo o mundo, afirma a médica coloproctologista Shirlane Frutuoso, que coordena a Residência Médica do Serviço de Coloproctologia do Santa Isabel. Segundo ela, determinadas doenças anorretais são mais prevalentes nessa população, “demandando conhecimentos e abordagens específicas em sua condução diagnóstica e terapêutica”.

Programa – O ‘Professor Convidado’ proporciona o melhor da atualização científico-acadêmica para a comunidade médica, beneficiando secundariamente, assim, toda a população usuária da rede SUS.

É um programa de ensino gratuito, de frequência mensal, com público-alvo voltado para médicos, médicos-residentes e estudantes de medicina e conta com a participação de várias escolas cirúrgicas da cidade.

  • Texto: Glaudenice Nunes
    Edição: Felipe Silveira
    Fotografia: Assessoria

Tags:

Compartile: