João Pessoa: 22 de julho de 2024

João Pessoa sediará o Fórum Nacional de Conselheiros de Trânsito do Brasil em abril de 2024

Publicado em: 28 de julho de 2023

Portal WSCOM

Pela primeira vez em mais de uma década de existência o Fórum Nacional de Conselheiros de Trânsito do Brasil será realizado na Capital da Paraíba, João Pessoa. A informação foi passada pelo Superintendente Executivo de Mobilidade, Dr. Marcos Souto Maior Filho, que participou do último FOCOTRAN na cidade de Natal – RN, que Diretor Nacional da entidade, representado o Nordeste.

“O Fórum Nacional dos Conselheiros de Trânsito é a entidade de conglomera todos os Presidentes e Diretores dos Cetran’s, para se ter uma idéia o CETRAN é o órgão máximo julgador e consultivo do trânsito de cada Estado Federado. Na Paraíba o CETRAN julga em última instância os autos de infrações exarados pela PRF, DETRAN, SEMOB, DENIT, DER, STTP e demais órgãos do Sistema Nacional de Transito. Em outras palavras o FOCOTRAN é a união de todos os órgãos máximos de trânsito do pais. Daí ser um marco a escolha de João Pessoa para sediá-lo, já que em Abril de 2024 sermos a Capital da Mobilidade Urbana e Segurança Viária.” Pontuo Marcos Souto Maior Filho.

 

O Fórum Nacional de Conselheiros de Transito é órgão nacional formado pelos Diretores dos Conselhos Estaduais de Trânsito de cada Estado e do Distrito Federal, ou seja, é um organismo onde se reúnem periodicamente os Conselheiros de Trânsito para tratar de assuntos relativos à segurança viária, mobilidade urbana e legislação de trânsito em geral.

 

A Paraíba pela primeira vez teve um dos seus membros escolhidos para exercer a função de Diretor Nacional, representado o nordeste, em eleição realizada na Cidade de Natal-RN. A presidência do FOCOTRAN é capitaneada pelo Dr. Frederico Pierotti Arantes, do CETRAN-SP, já a escolha das Diretorias Regionais ficou assim disposta:

 

  • Região Sul – Conselheiro Glênio Marcelo Cogo do Cetran-PR como Diretor e Conselheiro Atanir Antunes do Cetran-SC como Diretor Suplente;
  • Região Centro Oeste – Conselheira Regina Duarte do Cetran-MS como Diretora e Nayara Barros Coimbra do Cetran-GO como Diretora Suplente;
  • Região Norte – Conselheiro Manoel Messias Dias Pinto do Cetran-TO como Diretor e Conselheiro Sérgio Augusto Cavalcante do Cetran-AM como Diretor Suplente;
  • Região Nordeste – Conselheira Mag Gramacho do Cetran-BA como Diretora e Marcos Souto Maior Filho do Cetran-PB como Diretor Suplente.
  • Região Sudeste – A decidir no FOCORTRAN XVI em Mato Grosso;

 

Ouvido pelo portal, o Presidente do CETRAN-PB, Dr. Carlos Pereira: “É um momento de muita alegria para mim, na qualidade de Presidente do CETRAN-PB receber o próximo FOCOTRAN em abril de 2024. Marcos Souto Maior, Ouvidor Geral do CETRAN-PB, nos representou muito bem na edição realizada na Cidade de Natal-RN. Temos um Diretor Nacional do FOCOTRAN da nossa Paraíba, o que muito me orgulha. Teremos em 2024 grandes debates sobre legislação de trânsito e segurança viária.”

Quanto ao Conselho Estadual de Trânsito da Paraíba é formado por 01(um) Conselheiro Presidente e 23 (vinte e três) Conselheiros Titulares e seus respectivos Suplentes representando os seguintes órgãos: Secretária de Segurança, Detran-PB, DER-PB, PM-PM, PC-PB, CBM-PB, Prefeituras de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Santa Rita, Bayeux, Sousa, PRF, OAB-PB, CRM-PB, CRP-PB, SEST/SENAT, Sindicatos de Transportes, Sindicato de Passageiros, Sindicato das Autoescolas e duas Ong’s vinculadas a área de trânsito.

 

Durante a última gestão 2021/2023 do órgão formavam a Diretora do CETRAN-PB, o Dr. Carlos Pereira de Carvalho e Silva, Superintendente do DER-PB, como Presidente; Dr. Jean Francisco Bezerra Nunes, Secretário de Segurança, como Vice-Presidente, e; Dr. Marcos Souto Maior Filho, Superintendente Executivo de Mobilidade de João Pessoa-PB.

Durante o agosto de 2023 será eleita a nova mesa Diretora do CETRAN-PB, devendo ser observados os critérios do Regimento Interno.

Tags:

Compartile: