João Pessoa: 17 de julho de 2024

Governo da Paraíba firma parceria com o Dnocs para fomentar agricultura e impulsionar desenvolvimento no Sertão

Publicado em: 24 de julho de 2023

1 | 14
Fotos: Francisco França

O governador em exercício Lucas Ribeiro encerrou sua agenda administrativa pelo Sertão Paraibano, nessa sexta-feira (21),  com importantes acordos para o desenvolvimento da região. Em parceria com o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), foram assinados termos de cooperação que visam promover a piscicultura e regularizar a situação fundiária do distrito de São Gonçalo, em Sousa, além de possibilitar a reforma da Escola Estadual Estevão Marinho, na mesma localidade.

O primeiro termo de cooperação celebrado tem como objetivo a implantação da estação de piscicultura Joaquim Firmino Filho, que visa ampliar o estoque pesqueiro dos açudes na Paraíba, possibilitando a produção de alevinos, além de fomentar a pesca profissional e de subsistência da população local.

O segundo termo de cooperação é voltado para a regularização fundiária e revisão cadastral dos moradores do perímetro irrigado de São Gonçalo. Com a iniciativa, será possível entregar os títulos de propriedade dos lotes às mais de 1.014 famílias que residem no local. A parceria com o Dnocs também inclui a cessão do terreno onde está localizada a Escola Estadual Estevão Marinho, que agora passa a ser de titularidade do Governo do Estado.

O governador em exercício Lucas Ribeiro comemorou os acordos realizados com o Dnocs. “Ficamos felizes em celebrar essa parceria, que vai trazer, além de segurança jurídica, mais dignidade às famílias que aqui vivem. Estamos investindo no fortalecimento da economia local, promovendo a pesca sustentável e a agricultura. Além disso, a cessão do terreno da escola nos permitirá reformar o espaço e proporcionar educação de qualidade em um ambiente adequado para nossos estudantes”, destacou.

O coordenador estadual do Dnocs, Alberto Gomes, ressaltou a importância do momento. “A gente sabe da importância dos termos de cooperação assinados hoje, que representam um passo significativo para o desenvolvimento dessa região. O Dnocs está empenhado em contribuir para o sucesso dessas iniciativas e continuará à disposição para parcerias em prol dos paraibanos.”

Por sua vez, o prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, disse que os acordos assinados são de extrema importância para o crescimento do município. “Aqui a gente tem o sol, a água e uma gente trabalhadora que, com incentivos como os que foram celebrados hoje, pode ter ainda mais oportunidades de crescimento. Agradeço ao Governo do Estado pela parceria e atenção com nosso município e todos os sousenses.”

Estiveram presentes na agenda do governador em exercício, a senadora Daniella Ribeiro, os deputados Wilson Santiago e Chico Mendes, os prefeitos Fábio Tyrone (Sousa), Lucas Braga (Marizópolis) e Marcelo Vale (Nazarezinho), o secretário Joaquim Hugo (Agropecuária e Pesca), Lindolfo Pires (Juventude, Esporte e Lazer), além de vereadores e lideranças da região.

SECOM

Tags:

Compartile: