João Pessoa: 25 de junho de 2024

Opera Paraíba realiza mutirão de catarata no Hospital de Clínicas de Campina Grande

Publicado em: 25 de maio de 2023

O Programa Opera Paraíba deu início, nesta quarta-feira (24), a mais um mutirão de cirurgias de catarata no Hospital de Clínicas de Campina Grande. Com o objetivo de agilizar o atendimento oftalmológico no interior do estado, serão realizadas 150 cirurgias até a sexta-feira (26), com uma média de 50 intervenções por dia.

A catarata, uma condição ocular que causa a opacidade do cristalino e afeta a visão, é uma das principais causas de cegueira evitável no mundo. O Programa Opera Paraíba, ciente da importância de oferecer um acesso rápido e eficiente a procedimentos cirúrgicos oftalmológicos, promove essa iniciativa para atender às pessoas que aguardam por essa intervenção.

Além das cirurgias de catarata, o Hospital de Clínicas, por meio do Programa Opera Paraíba, disponibiliza uma variedade de cirurgias eletivas em diversas especialidades médicas. É possível contar com serviços de cirurgia geral, ginecologia, ortopedia, proctologia, otorrinolaringologia, urologia, cirurgia vascular e bariátrica.

Para participar do programa o encaminhamento é feito via cadastro no Opera Paraíba, por meio das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) das Secretarias de Saúde de cada município. Essa demanda é encaminhada para a Secretaria Estadual de Saúde, que faz o levantamento e direciona o paciente para o Hospital de Clínicas ou Hospital Regional mais próximo. O usuário do sistema público de saúde também tem a opção de fazer o cadastro pelo site operaparaiba.pb.gov.br, basta preencher o formulário, anexando seus exames e o laudo médico que apresente a necessidade da cirurgia. Então, o paciente é triado pela central de regulação e encaminhado para o Hospital mais próximo.

SECOM

Tags:

Compartile: