João Pessoa: 20 de maio de 2024

Guarda Civil Metropolitana intensifica apresentações para crianças e adolescentes com temáticas sociais

Publicado em: 19 de abril de 2023

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), intensificou o trabalho realizado nas escolas, através das ações da Guarda Civil Metropolitana. As equipes do Teatro de Fantoches atuam junto às crianças e adolescentes de forma divertida e criativa com importantes temas, como a segurança dentro e fora das escolas, a questão de confiar na família, ter o policial e guarda como amigos dos pequenos, fatores de preservação ambiental e também temas emocionais, como ter um bom coração e ajudar a todos.

“Essas abordagens que acontecem de forma leve junto aos estudantes nas escolas são mais importantes do que podemos imaginar. Os guardas são preparados para este contato com os alunos e desta maneira conseguem trazer para perto as nossas crianças, mostrando que eles podem confiar na Guarda”, afirmou João Almeida, secretário de Segurança Urbana e Cidadania da Capital.

Ao todo, mais de 40 instituições entre escolas, creches, organizações de tratamento e formação (a exemplo da Funad e Apae) foram atendidas pelo projeto, contabilizando mais de 5 mil crianças e adolescentes que receberam as orientações e dicas de segurança que são passadas através do serviço. E este trabalho vem sendo intensificado nas escolas, praças e parques. Este ano, a meta é multiplicar o número de estudantes e entidades atendidos.

“A gente vem intensificando as apresentações e recebido um retorno positivo da sociedade. Esses dias mesmo durante uma apresentação no Parque Solon de Lucena vimos as crianças acompanhadas dos pais participando e agradecendo ao final. Isso representa muito”, destacou Vitor Freire, comandante da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa.

Após as apresentações, há um debate para que os participantes falem o que entenderam e que lições aprenderam, além de distribuição de lanches e guloseimas.

O Teatro de Fantoches vem trabalhando com os seguintes temas: Meu herói, que aborda a inclusão das pessoas com deficiência; As Aventuras de Juninho na Bica, abordando a preservação do patrimônio público e do meio ambiente; Prevenção do Consumo de Drogas, Masculinidade e Machismo Institucional; Prevenção à pedofilia; Que Mascote Será?, que aborda o Racismo; Um Conto de Fadas que Você Nunca Viu; Bullying e Trânsito; entre outros e as instituições podem sugerir temas para a realização das apresentações.

A equipe de Teatro de Fantoches atende toda João Pessoa e os resultados desse trabalho já pode ser observado nas escolas mais visitadas recentemente. As instituições de ensino, públicas ou privadas, podem entrar em contato com Guarda solicitando as apresentações do Teatro de Fantoches, através da plataforma 1DOC no site da Prefeitura de João Pessoa ou pelo e-mail semusb.comando@joaopessoa.pb.gov.br.

  • Texto: Cibelle Ferraz e Thaís Alencar
    Edição: Felipe Silveira
    Fotografia: Assessoria

Tags:

Compartile: