João Pessoa: 21 de fevereiro de 2024

Alhandra lança o Programa Municipal de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar, sendo um dos primeiros municípios a implantar

Publicado em: 24 de março de 2023

 

A Prefeitura de Alhandra inicia este fim de semana com o lançamento do Programa Municipal de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar(PMAAF). Reunimos, nesta sexta-feira(24), a população incluindo nossos agricultores beneficiados, no Centro Social Gilberto Valério, que fica na Avenida Presidente João Pessoa, no centro da cidade de Alhandra.

 

Um café da manhã foi servido às pessoas que compareceram ao evento. O programa é parecido com o PAA(Programa de Aquisição de Alimentos) que virou PAB (Programa Alimenta Brasil) uma das diferenças é que ele é municipal.

A vice-prefeita de Alhandra, Zilda do Varejão, que também representou o prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues, falou da importância do programa que a Prefeitura de Alhandra está colocando em andamento. “É motivo de muita alegria. Pois a Prefeitura de Alhandra inicia hoje este programa muito importante para o nosso município beneficiam famílias carentes e agricultores”, afirmou a vice-prefeita de Alhandra, Zilda do Varejão.

 

“A Prefeitura de Alhandra procurou meio e agora vai poder comprar do produtor rural alimentos da agricultura familiar a preço justo e vai ajudar as pessoas que estão em estado de vulnerabilidade social. São produtos com qualidade que o PMAAF beneficia agricultores e pessoas carentes”, disse o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Marcos Antônio.

Com o programa a Prefeitura pode comprar da agricultura familiar e fazer doações às famílias em estado de vulnerabilidade social, tem a oportunidade de abastecer as escolas municipais com os alimentos e as instituições públicas que oferecem refeições, a exemplo da cozinha do hospital municipal. Eles também estarão presentes na alimentação dos programas e serviços da Assistência Social de órgãos públicos que oferecem alimentação às pessoas que são acompanhadas.

 

“Estamos felizes com o lançamento deste programa pois ele irá beneficiar as famílias que são assistidas pelo CRAS. Famílias carentes que estão em estado de vulnerabilidade social e que hoje vão poder receber seus alimentos”, disse a secretária de Assistência Social, Juliana Vidal.

 

O PMAAF tem o objetivo de incentivar a agricultura familiar, o desenvolvimento da economia local e garantir que nossas famílias tenham acesso a alimentos frescos, saborosos e nutritivos. Estaremos valorizando a produção com sustentabilidade(é o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro), e à geração de renda.

 

“É uma parceria muito importante a Prefeitura de Alhandra indo ao campo comprar o produto do agricultor com recursos próprios e distribuindo alimentos para a população, é um programa muito importante que está ajudando as pessoas mais carentes do município”, disse o chefe de gabinete, Bruno Fernandes.

 

Você agricultor pode participar do Programa Municipal de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar e ajudar a valorizar o seu trabalho. Procure a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e saiba mais. Juntos, vamos construir um futuro mais próspero e sustentável para Alhandra.

 

“É muito importante essa compra do produtor rural. Como agricultores tínhamos poucas opções. Produzimos e vendemos a um preço inferior de mercado. Vendemos ao município a um preço justo e isso nos beneficiar”, disse o agricultor, Valter Alves.

 

Os alimentos comprados pela Prefeitura de Alhandra, por meio do PMAAF, serão destinados a oferecer alimento e vida saudável às pessoas que precisam dessa assistência. Cada agricultor pode vender por ano, à Prefeitura de Alhandra, o valor R$ 6.500,00 (Seis mil e quinhentos reais) em alimentos, segundo o que consta na lei que criou o programa. O programa é executado em parceria com as Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e Assistência Social, Cidadania e Habitação e o Chefe de Gabinete.

O evento contou com a presença da vice-prefeita de Alhandra, Zilda do Varejão, que representou o prefeito pois estava com agenda para o mesmo horário em outro compromisso. Com ela estavam os secretários municipais, os vereadores e o representante do Banco do Nordeste que tem dado assistência ao pequeno agricultor e da EMPAER.

fonte: Secom

 

Compartile:

Tags: