João Pessoa: 19 de abril de 2024

8ª Conferência Municipal de Saúde, em Alhandra, é realizada e servirá para a elaboração de propostas em políticas públicas

Publicado em: 24 de março de 2023

Na manhã desta quinta-feira(23) aconteceu a 8ª Conferência Municipal de Saúde de Alhandra. Organizado pela Prefeitura de Alhandra, o evento discutiu políticas públicas em saúde para o território municipal por meio do Sistema Único de Saúde(SUS).

Várias rodas de conversa foram criadas com as pessoas que falaram sobre o tema com destaque na garantia dos direitos e na defesa do SUS, da vida e da democracia. Foi também observado durante as discussões as reafirmações e a efetivação dos princípios e das diretrizes do SUS da universalidade, integralidade e equidade(respeito a igualdade de direitos), para garantia da saúde como direito humano, com a definição de políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais, conforme previsto na Constituição Federal.

O secretário municipal de Saúde, Harvey Carvalho, falou do papel e da importância da conferência municipal. “A Prefeitura Municipal de Alhandra, tem por obrigação realizar a cada dois anos, as conferências municipais de saúde. Seja para realizar o Plano Municipal de Saúde quando para realizar e participar também da conferência estadual de saúde  e depois da Conferência Nacional de Saúde. Este é um momento, fortalecendo a democracia na nossa cidade, no país e defendendo o SUS. É isso que as conferências trazem pra gente, experiências, poder ouvir a população, ouvir o usuário, o profissional da saúde para contribuir com o fortalecimento da saúde”, disse o secretário municipal de Saúde, Harvey Carvalho.

A Conferência tem fundamental importância para que as ações possam ser colocadas em prática e os recursos sejam aplicados de maneira correta. “Com a realização desta Conferência Municipal de Saúde, a prefeitura de Alhandra vai poder planejar e organizar as políticas de saúde em nosso município. Tudo isso é graças ao trabalho e responsabilidade que a prefeitura tem com o nosso povo e vamos continuar trabalhando”, disse o prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues.

Por meio deste evento a Prefeitura de Alhandra contribuiu com a avaliação da situação da saúde pública na cidade e propôs diretrizes para a formulação de políticas públicas de saúde em níveis municipal, estadual e federal. A reunião contou com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e Democracia – Amanhã vai ser outro dia”. Participaram usuários, trabalhadores e gestores do (SUS) de Alhandra.

As pessoas foram recepcionadas com apresentação cultural e a leitura do regulamento. A organização do evento montou uma mesa para apresentação e discurso das autoridades constituídas que compareceram logo no começo oficializando a abertura da 8ª Conferência. Compareceram a este momento o prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues, a vice-prefeita de Alhandra, Zilda do Varejão, o senador Veneziano Vital, vereadores e secretários municipais.  Logo após as palavras das autoridades, o público ficou a observar a palestrante Marília Natasha.

A conferência trouxe os eixos temáticos:

I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos;
II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vida;
III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia;
IV – Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

fonte: Secom

Tags:

Compartile: