João Pessoa: 20 de maio de 2024

João Pessoa sedia encontro de representantes das Cidades Criativas da Unesco no Brasil

Publicado em: 17 de março de 2023

A cidade de João Pessoa recebe, nesta sexta-feira (17), representantes das Cidades Criativas da Unesco no Brasil. O encontro, que foi aberto pelo prefeito Cícero Lucena, ocorre durante todo o dia na Casa Fiep, no Cabo Branco, e pretende promover um intercâmbio de conhecimentos entre os municípios.

“É muito bom este intercâmbio, pois é um encontro multiplicador. Estamos avançando no respeito à cultura e a arte e também utilizando isso para a geração de emprego e renda. Teremos outro encontro em Portugal no mês de abril, com a coincidência do Smart Cities, tudo isso convergindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas, afirmou o prefeito Cícero Lucena.

Cícero esteve acompanhado da primeira-dama Lauremília Lucena que presenteou cada delegação com uma peça do artesanato da Capital, vista que João Pessoa é a única cidade criativa da Unesco dentro do segmento do artesanato no Brasil.

Atualmente 12 municípios brasileiros possuem o título de Cidade Criativa da Unesco. Oito deles enviaram representantes: Belém (PA), Belo Horizonte (MG) e Florianópolis (SC), cidades criativas na gastronomia; Fortaleza (CE), no design; Santos (SP), no cinema; Recife (PE), na música; e Campina Grande (PB), nas artes midiáticas. As cidades de Sobral e Aquíres, do Ceará, e Penedo, de Alagoas, participaram do encontro por estarem em processo de candidatura.

A diretora de Economia Criativa da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Mariane Góes, explicou que o encontro tem como objetivo o compartilhamento de experiências. “A intenção é fazer uma cooperação técnica e trocar as melhores práticas. Mesmo que as cidades representem campos diferentes, é muito importante esta transversalidade para que cresçamos em outros segmentos”, explicou.

  • Texto: Arthur Araújo
    Edição: Katiana Ramos
    Fotografia: Sérgio Lucena

Tags:

Compartile: