João Pessoa: 22 de maio de 2024

Tardezinha Inclusiva chega à 14ª edição com 1º Fashion Moda JP

Publicado em: 24 de fevereiro de 2023

A Tardezinha Inclusiva, um dos braços do projeto ‘Somos Capazes’, chega à 14ª edição neste domingo (26), trazendo o tema ‘1º Fashion Moda Inclusiva JP’. O objetivo é demonstrar a beleza em sua diversidade e inclusão. O evento, realizado pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), acontece no Centro Cultural Tenente Lucena, bairro de Mangabeira, a partir das 14h.

“O projeto Tardezinha Inclusiva em cada edição consegue envolver um novo segmento na sociedade e colocar as crianças autistas e com Síndrome de Down em processo de interação com diversas modalidades e com categorias sociais diferentes. Nesta edição, vamos colocar as crianças e pais para vivenciarem esse momento e mostrar que a moda é e pode ser inclusiva”, comentou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Os modelos vão desfilar com três marcas de lojas parceiras, a Arca Kids Modas Sustentáveis, Val Praia Beach Wear e Gondim Modas Plus Size. “Vamos contar com 20 modelos principiantes que sonham em ser modelos e foram convidados para fazer uma tarde inesquecível. Iremos ter crianças típicas e atípicas. É a primeira vez que fazemos algo neste sentido de ter modelos de forma inclusiva”, contou Nik Fernandes, que contribuiu na elaboração do projeto e é mãe de autista.

Na programação, as crianças podem participar de diversas atividades como arteterapia, com a equipe Bellas Artes, fazendo oficinas de máscaras; momentos com a fonoaudióloga Linzabelle Souza; o acolhimento da psicóloga Clidis Sampaio e a Rede de Cuidar de Quem Cuida, sob o comando de Sandra Duartti.

Para deixar a Tardezinha Inclusiva mais animada, a recreação envolve os palhaços Kika e Baba Baby, assim como a trupe da Turma Tá Blz com a cantora Nik Fernandes, DJ Jhony Fernandes e a Turma da Mônica, que promete um lindo show para a criançada. O cantor mirim Antony Marques, que também é autista, está escalado para uma apresentação.

Com pipoca, algodão doce e brinquedos para se divertir à vontade, como piscina de bolas e pula-pula, o evento vai contar com 35 estandes para a Feirinha Inclusiva, além da apresentação de Frevo Infantil do Clube de Orquestra Adolescente e Criança Feliz. No encerramento da edição de fevereiro, a Tardezinha Inclusiva recebe a banda de axé Teoria Massa, de Cabedelo. Os componentes são Julyana Mel, Adair, Smaylly Santos.

  • Texto: Annaline Araújo
    Edição: Andrea Alves
    Fotografia: Daniel Silva

Tags:

Compartile: