João Pessoa: 17 de abril de 2024

João Pessoa garante e conclui a proteção nas Instituições de Longa Permanência na Capital

Publicado em: 22 de fevereiro de 2023

Vacina protege! Quem se vacina garante uma proteção individual e coletiva. Com esse objetivo, de manter a proteção iniciando pelos grupos prioritários, que a Prefeitura de João Pessoa começou a vacinação dos idosos que vivem em Instituição de Longa Permanência e acima de 90 anos, ampliando para 75+.

Ao todo, a campanha atendeu aproximadamente 300 idosos, de 11 Instituições. Na Casa de Repouso Melodias, Maria do Carmo Bronzeado, de 101 anos, foi uma das primeiras idosas a receber a vacina contra Covid-19 bivalente da Pfizer. “Aqui temos um compromisso e responsabilidade de cuidar dos nossos idosos, principalmente com ações preventivas com vacinação. Todos eles, com autorização dos familiares, recebem todas as vacinas de todas as campanhas e, aqui na Instituição estão em dia”, disse Ana Paula Vasconcelos, enfermeira e proprietária da casa de repouso.

“Sabemos da importância da vacinação. É um cuidado que pode salvar vidas, ainda mais quando falamos de uma população mais vulnerável e que pode ainda ter alguma comorbidade. Por isso, assim como somos responsáveis por nossos idosos, fazemos um alerta e um apelo que as pessoas não deixem de se vacinar e, quem tem um idoso na faixa etária beneficiada pela campanha, que o leve a um serviço e o proteja”, completou a enfermeira.

A vacina bivalente oferece proteção contra a variante original do vírus causador da Covid-19 e contra as cepas que surgiram posteriormente, incluindo a Ômicron, variante BA.4 e BA.5 de preocupação no momento.

O Ministério da Saúde (MS) recomenda que as vacinas contra a Covid-19 podem ser administradas simultaneamente com os imunizantes do calendário vacinal ou em qualquer intervalo na faixa etária de seis meses de idade ou mais.

Quem pode tomar a vacina – O imunizante bivalente deve ser usado somente para dose de reforço, para quem já iniciou o esquema vacinal com pelo menos duas doses das vacinas monovalente que previnem contra Covid-19, com intervalo de 4 meses (120 dias) da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico) com as vacinas Coronavac, Pfizer, AstraZeneca ou Jansen.

Instituições de Longa Permanência com idosos protegidos contra Covid-19 – Casa de Repouso Melodias, Morada Aconchego, Center Vida, Residencial Nova Aliança, Casa de Passagem do Idoso, Casa Divina Misericóridia, Nosso Lar, Vila Vicentina, Lar da Providência, Associação Promocional do Ancião Dr. João Meira de Menezes / Centro Residencial do Idoso e Lar Nossa Senhora da Penha.

Contra Covid-19 – As crianças a partir de seis meses de idade, que iniciaram o esquema vacinal nos dias 14 de novembro (com comorbidade) e 1º de janeiro (sem comorbidades), os grupos mais recentes devem ser levadas a um dos serviços para tomar a segunda dose com 28 dias ou a terceira dose com 60 dias, com imunizantes Pfizer-BioNTech baby.

  • Texto: Lílian Pedreira
    Edição: Andrea Alves
    Fotografia: Assessoria

Tags:

Compartile: