João Pessoa: 17 de abril de 2024

Bloco Muriçocas do Miramar ganha novas esculturas de mascotes produzidas pela Emlur

Publicado em: 15 de fevereiro de 2023

Quem vier à concentração do bloco Muriçocas do Miramar, nesta quarta-feira (15), vai conhecer as novas esculturas dos mascotes produzidas pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). As obras do casal de muriçocas foram produzidas com vigas de ferro, tambores e chapas de ferro, pintadas nas cores amarelo e vermelho para alegrar a prévia de Carnaval. As esculturas foram entregues na noite de terça-feira (14), na abertura do bloco Acorde Miramar, que contou com a apresentação do grupo Baticumlata.

Para o superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, é muito gratificante a participação da Autarquia na prévia do Carnaval, contribuindo para uma festa que é uma das maiores expressões da cultura, sobretudo, após dois anos sem a realização dos festejos que marcam esse período de alegria.

“Estamos diante do segundo maior bloco de arrasto do Brasil, só perdendo para o Galo da Madrugada, de Recife, em número de pessoas, mas em alegria, ganhamos disparado”, comenta.

O responsável pelas duas esculturas é o mecânico de caminhões e máquinas da Emlur, Josias de Araújo. Ele ajudou na produção das esculturas antigas, que já estavam deterioradas e se voluntariou para fazer o novo trabalho, contando com o auxílio dos mecânicos da oficina da Emlur.

“Toda a equipe de manutenção da Emlur está satisfeita com o resultado do nosso trabalho. É muito bom ver as esculturas agora instaladas na Praça das Muriçocas, com a retomada do Carnaval, e felizes com a recepção da população e da diretoria do bloco”, conta Josias de Araújo.

Segundo ele, cada uma das duas muriçocas tem dois metros de comprimento, aproximadamente. “Para criar as novas esculturas, tivemos o cuidado de conservar os detalhes originais, como a cabeça, as asas e as patas das muriçocas”.

O diretor do bloco Muriçocas do Miramar, Antônio Gualberto Filho, destaca o sucesso da parceria com a Emlur. “Para nós, é uma alegria imensa ter essas duas novas muriçocas. Eles fizeram outras mais bonitas, maiores e mais elaboradas. A Emlur mostra para nós e toda a cidade essa vontade de contribuir, trazendo de volta esse ícone”.

A servidora pública Cleide Oliveira, aprovou as obras dos novos mascotes. Ela foi à Praça das Muriçocas para a concentração do bloco Acorde Miramar e ficou encantada. “As esculturas estão maravilhosas e são uma bela homenagem ao nosso Carnaval. É uma retomada à altura do que o bloco merece”.

Limpeza – A Emlur montou uma operação especial de limpeza de João Pessoa para o Folia de Rua e o Carnaval. Todos os dias, os agentes da Emlur fazem a varrição e a coleta de resíduos, no Bloco da Limpeza. Nos dias dos blocos maiores, alguns caminhões da coleta de resíduos domiciliares são deslocados para os eventos, sem prejuízo do recolhimento nos bairros.

“Pedimos que as pessoas vejam nossos agentes de limpeza com outros olhos. Eles estão aqui para garantir nosso bem-estar. Nesse contexto do Carnaval, em pouco mais de 1h após o fim dos blocos, nossas ruas são devolvidas limpas, sem que pareça que tenha havido uma festa. Nada mais justo do que reconhecer esse trabalho”, ressalta Ricardo Veloso.

Os serviços de capinação, roçagem e pintura de meio-fio seguem realizados nos bairros da Capital, durante o dia, bem como as coletas de entulhos e de resíduos de poda de árvores.

Baticumlata – Além do trabalho operacional de limpeza, a Emlur participa das prévias carnavalescas com apresentações musicais do Baticumlata. O grupo de percussão utiliza materiais reciclados como instrumentos musicais, levando a mensagem de limpeza e reaproveitamento de resíduos.

Além da apresentação no Acorde Miramar, o grupo participa nesta quarta-feira (15) das Muriçocas do Miramar, na concentração, às 20h30, e depois percorre a avenida Epitácio Pessoa em um trio elétrico. No último domingo (12), houve apresentação no bloco Virgens de Tambaú.

  • Texto: Thadeu Rodrigues
    Edição: Andrea Alves
    Fotografia: Carlos Nunes

Tags:

Compartile: