João Pessoa: 5 de março de 2024

Prefeitura de Alhandra amplia oferta do Teste do Pezinho e ação promove mais qualidade de vida para os recém-nascidos

Publicado em: 9 de fevereiro de 2023

Somente em 2022 Alhandra realizou 318 testes do pezinho na UBS no bairro Nova Alhandra. O serviço na UBS Centro I inicia nesta quinta e é ofertado por meio de agendamento que é feito na própria unidade e o exame será feito toda quinta-feira, das 8h às 11h. Para o atendimento, a mãe deverá levar o seu próprio documento de identidade, o cartão SUS da criança ou o registro de nascimento.

 

O secretário municipal de Saúde, Harvey Carvalho, falou do início deste serviço. “A partir desta quinta-feira estará funcionando a sala do teste do pezinho, neste Posto de Saúde, mais um serviço que estaremos oferecendo à população. Estamos ampliando esse serviço , agora em duas UBS e que no futuro estaremos levando para todas unidades. Desta forma, as puérperas poderão realizar o teste aqui em nossa cidade, não necessitando ir a João Pessoa, facilitando o acesso”, afirmou Harvey.

 

Por meio do teste, doenças raras, de origem genética, podem ser detectadas facilitando o tratamento precoce e trazendo mais qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. A realização do teste torna possível o tratamento de diversas doenças como: hipotireoidismo congênito; fenilcetonúria; anemia falciforme; fibrose cística (conhecida como mucoviscidose); hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.

 

Para que o exame tenha maior efetividade, o Ministério da Saúde recomenda que a coleta seja feita na primeira semana de vida do bebê, preferencialmente entre o terceiro e o quinto dia de vida devido às especificidades das doenças diagnosticadas atualmente.

 

fonte: Secom

Compartile:

Tags: