João Pessoa: 15 de junho de 2024

Cícero Lucena abre ano letivo com inauguração de mais uma escola, desta vez em Cruz das Armas

Publicado em: 9 de fevereiro de 2023

A abertura do ano letivo na Rede Municipal de Ensino de João Pessoa aconteceu na manhã desta quinta-feira (9). Para os alunos da Escola Zulmira de Novais, no entanto, o dia foi ainda mais marcante. Isso porque a data também foi de inauguração das obras de reestruturação da unidade, com a presença do prefeito Cícero Lucena. Ao todo, 58 unidades da Rede já tiveram obras iniciadas e 13 foram entregues

“Para equiparar a qualidade da Rede Municipal à rede privada é preciso investir em reformas físicas e, na verdade, estamos reconstruindo nossas escolas. Não nos conformamos em entregar apenas as 45 que foram encontradas com obras paradas. Vamos realizar reestruturações em todas as unidades da Rede e construir novas escolas com esse padrão diferenciado de qualidade”, afirmou Cícero.

A Escola Zulmira de Novais, em Cruz das Armas, atende mais de 700 estudantes do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental e EJA. A unidade teve investimento de R$ 1,5 milhão e ganhou Sala Google com equipamentos modernos, reservatório de água, subestação de energia, climatização, acessibilidade e troca ou manutenção de pisos, telhado, esquadrias e da rede hidrossanitária, entre outros serviços.

A secretária municipal da Educação, América Castro, lembrou que a Escola foi encontrada em situação precária. “Para quem trabalha na escola uma obra como esta é uma benção, os alunos querem voltar para a escola todos os dias e toda a comunidade escolar se sente valorizada, e faz sua parte com ainda mais amor e dedicação”, afirmou.

A gestão da unidade falou sobre as mudanças que a obra trouxe. “Nós sabemos o que passamos aqui. As salas de aula eram um terror. Neste ginásio ninguém podia entrar. Mandávamos ofício e não tinha resposta”, destacou a diretora Administrativa, Tereza Lucia. A diretora Pedagógica, Liliane Ventura, afirmou que ver a ‘nova cara’ de cada espaço emociona. “Fizeram uma obra grandiosa e caprichada”, afirmou.

Dona Giseuda Nascimento, de 52 anos, estudou na unidade quando criança. Hoje ela levou o filho David, de 6 anos, para o primeiro dia de aula. “É o primeiro dia dele aqui e já chegamos com este presente. A escola está linda”, avaliou.

Ano letivo – A abertura do ano letivo 2023 acontece para cerca de 71 mil alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e das unidades de ensino do Fundamental I e II, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O início das aulas será feito de forma escalonada. Nesta quinta foi a vez dos CMEIs receberem as turmas do berçário I e II. As escolas receberam as crianças da pré-escola, ciclo de alfabetização (1º e 2º ano do Fundamental I) e alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II. Na sexta-feira (10) será a vez dos CMEIs receberem as crianças das turmas do Maternal I e II, as escolas as turmas do 3º ao 5º ano e do 8º e 9º ano. Já na segunda-feira (13), os Centros Municipais de Educação Infantil recebem as crianças do Pré-escolar I e II.

Solenidade – Estiveram presentes no evento o deputado estadual João Gonçalves; os vereadores Dr. Luís Flávio, Guga Oliveira, Odon Bezerra, Helena Holanda, Benilton Lucena e Marcelo da Torre; o secretário municipal da Infraestrutura, Rubens Falcão; e a secretária executiva da Educação, Luciana Dias; entre outros auxiliares da gestão.

  • Texto: Arthur Araújo
    Edição: Andrea Alves
    Fotografia: Sérgio Lucena

Tags:

Compartile: