João Pessoa: 26 de fevereiro de 2024

Prefeito entrega 72 novos equipamentos para o Instituto Cândida Vargas

Publicado em: 8 de fevereiro de 2023

O Instituto Cândida Vargas (ICV) recebeu, na manhã desta quarta-feira (8), 72 novos equipamentos hospitalares. O maquinário foi entregue pelo prefeito Cícero Lucena e pelo vice-prefeito Leo Bezerra, dentro de uma ação ampla de renovação estrutural da Rede Municipal de Saúde. A entrega proporciona melhorias para as usuárias e seus bebês.

“Começamos esta renovação no Ortotrauma de Mangabeira, que recebeu 194 equipamentos, e agora chegamos ao Cândida Vargas e o objetivo é atender às necessidades de cada instituição de forma ampla. Nossa equipe tem conversado com os diretores e identificado as demandas para atender da melhor forma. Esta é uma casa que tem história, que atende pacientes de todo o Estado e queremos que seu atendimento seja eficiente e moderno”, afirmou o prefeito.

Dentro da lista dos novos equipamentos estão 10 ambu (reanimador manual) infantil; 30 camas; 20 esfigmomanômetro infantil; 3 aspiradores cirúrgicos; 3 oxímetros de pulso; 3 mesas cirúrgicas; 1 balança; 1 aspirador de pó/água e 1 cortador de grama.

O secretário municipal de Saúde, Luís Ferreira, afirmou que a gestão faz uma grande reestruturação de aparelhos, incluindo até mesmo aqueles mais básicos. “É uma renovação que não ocorria há mais de 20 anos e agora, além de reestruturar os prédios da Rede de Saúde, começamos também a trocar esse maquinário e esperamos que até o final da gestão possamos entregar uma saúde completamente renovada”, afirmou.

Para o diretor-geral do ICV, Quintino Régis, este é um presente para a cidade e o Estado, já que o Instituto recebe pessoas de diversas cidades da Paraíba. “Esses novos equipamentos vão chegar em um momento importante na maternidade, onde estamos trabalhando no avanço na qualidade do serviço. Os nossos esforços aliados com os novos equipamentos, trarão excelentes resultados para nossa instituição. Esta gestão tem sido um marco de boas ações e grandes investimentos”, disse.

Outros avanços – Nos últimos anos, o ICV tem recebido diversos investimentos, um deles foi os trabalhos de reforma no alojamento da maternidade, custando R$ 231.000. Além da construção do Centro de parto natural, com o investimento de R$ 702.843.84.

ICV – Referência em maternidade na Paraíba, o ICV é considerado como um dos melhores hospitais da área no Nordeste. O serviço atende mulheres residentes em João Pessoa e oriundas de outros municípios, inclusive estados vizinhos. Em 2022 foram realizados 4.102 partos entre natural e cesariano.

O instituto oferece uma série de serviços às usuárias, desde o pré-natal de alto risco até a realização de partos e diversos cuidados com a mãe e o recém-nascido, sempre priorizando a humanização no atendimento.

Estiveram presentes no evento os deputados estaduais Felipe Leitão e João Gonçalves, os vereadores Bruno Farias, Thiago Lucena, Mangueira, Guga, Helena Holanda e Marcelo da Torre, a secretária executiva de Saúde, Janine Lucena, entre outros auxiliares da gestão municipal.

Texto: Rômulo Teodorico e Arthur Araújo
Edição: Katiana Ramos
Fotografia: Sérgio Lucena

 

Compartile:

Tags: