João Pessoa: 15 de abril de 2024

Mães do Instituto Cândida Vargas participam de roda de conversa sobre aleitamento humano

Publicado em: 30 de janeiro de 2023

O Instituto Cândida Vargas (ICV), da Prefeitura de João Pessoa, realizou, na tarde desta segunda-feira (30), uma roda de conversa sobre aleitamento materno para as mães que estão com seus filhos na Unidade de Terapia Intensiva ou Semi Intensiva da maternidade. A atividade aconteceu no anexo do Instituto, na Casa Mãe Bebê. O próximo encontro será na segunda-feira (6), que abordará outra temática.

Para Thaís Correia França, que participou da roda, esses momentos devem continuar para que outras mães aprendam também. “Aqui a gente aprendeu muita coisa, tiramos as nossas dúvidas, que são muitas, e vamos crescendo com isso. Hoje, aprendemos sobre o banco de leite, como tirar o leite, a importância de doar. Além disso, aprendemos a importância de incentivar as outras mães sobre a doação de leite”, disse.

A atividade aborda temas que vão desde a importância da higiene para o cuidado com os recém-nascidos em tratamento, bem como regras de convivência neste período de longa convivência e serviços/orientações de cuidado.

Durante a roda de conversa, Emília Medeiros, psicóloga do ICV, explicou sobre a importância do leite para os recém-nascidos. Além disso, foi falado sobre a importância das mães buscarem os pontos de apoio nas suas cidades. “Abordamos também sobre o Janeiro Branco, o mês da saúde mental, explicando que na unidade elas podem receber atendimento nessas áreas, fortalecendo a saúde emocional dessas pacientes”, contou.

Segundo a coordenadora do Serviço Social do ICV, Liane Guerra, estes momentos possibilitam espaços de diálogo entre os usuários do serviço e a equipe técnica de assistência, permitindo compartilhar saberes e momentos de espaço de expressão e escuta.

“A roda de conversa se propõe a ser um espaço de apoio e informação para mulheres no parto e é atendido pela equipe multiprofissional, abordando os mais diversos temas a partir da Pedagogia Freireana, pautadas nas dimensões da educação popular, prezando pela reflexão crítica, amorosidade, ensino-aprendizagem a partir da criatividade e pela horizontalidade do saber”, destacou Liane.

Na roda de conversa desta segunda-feira, os ministrantes foram multiprofissionais do ICV, que visam garantir o aprendizado para as mães, além de fortalecer as relações e relaxar entre os pacientes.

  • Texto: Rômulo Teodorico
    Edição: Felipe Silveira
    Fotografia: Assessoria

Tags:

Compartile: