João Pessoa: 24 de maio de 2024

Semam promove campanha de conscientização sobre cuidados com animais e espaços públicos

Publicado em: 28 de janeiro de 2023

A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Coordenação de Bem-Estar Animal,  está promovendo a campanha ‘Tutor Legal Recolhe as Fezes do Seu Animal’. O objetivo é conscientizar as pessoas, que caminham com seus animais pelas calçadas e parques da cidade, sobre a necessidade de recolhimento obrigatório das fezes dos animais.

A lei municipal Nº 11.880 foi sancionada em 2010 e esta é a primeira ação educativa feita pela gestão municipal. Técnicos da Coordenação de Bem-Estar Animal da Semam estão percorrendo praças e parques de João Pessoa distribuindo panfletos com informações e conversando com os tutores de animais. O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que todas as ações educativas, promovidas pela Semam, têm o objetivo de promover o cuidado e a qualidade de vida das pessoas e dos animais. “Nós entendemos que educação ambiental é uma ferramenta extremamente importante para contribuirmos com mudança de comportamento. E essa mudança pode promover bem-estar e saúde para todos”, concluiu.

O veterinário Israel Rodrigues, que integra a Coordenação de Bem-Estar Animal da Semam, esclareceu que as fezes dos animais podem causar mal tanto às pessoas quanto aos animais. “Você pode estar caminhando com seu bichinho e ele, ao cheirar ou ter contato com fezes de outro animal, corre o risco de se contaminar. Quando você recolhe as fezes do seu bichinho de estimação você está cuidando da sua saúde, da saúde das demais pessoas e também da saúde dos animais”, explicou.

Ítalo Oliveira, coordenador de Bem-Estar Animal da Semam, esclareceu que essa é mais uma ação da política pública ambiental da gestão municipal, que vem promovendo diversas iniciativas. “Iniciamos 2023 atentos aos cuidados com os animais domésticos e isso passa pela orientação dos tutores”, concluiu.

Os síndicos e administradores de condomínios, que tiverem interesse em agendar uma palestra educativa sobre a campanha, podem entrar em contato com a Coordenação de Bem-Estar Animal da Semam. O contato deve ser feito por mensagem, pelo WhatsApp (83-98168 5898). Quem for flagrado cometendo a infração pode ser notificado e multado em até 5 Ufir (Unidade Fiscal de Referência do Município de João Pessoa, que atualmente vale R$45,29), o que corresponde a R$226,45.

 

Texto: Jô Vital

Edição: Katiana Ramos

Fotografia: Assessoria

Tags:

Compartile: