João Pessoa: 17 de julho de 2024

Unidade móvel do Hemocentro realiza coleta de sangue nos bairros de Tambiá e Aeroclube nesta sexta-feira

Publicado em: 28 de junho de 2024

WhatsApp Image 2024-04-13 at 12.05.44 (1).jpeg

O horário de atendimento ao doador voluntário de sangue, nesta sexta-feira (28), na sede do Hemocentro Coordenador de João Pessoa, unidade que integra a rede de saúde do Governo do Estado, será das 7h às 12h, tendo em vista a realização de serviços de dedetização. Os interessados poderão efetuar a doação de sangue ou o cadastro para doação de medula óssea nas Coletas Itinerantes que serão realizadas na Unidade Móvel nos bairros de Tambiá e Aeroclube, na capital paraibana.

Pela manhã, a coleta itinerante será realizada na Defensoria Pública do Estado, localizada na rua Walfredo Leal, nº 503, no bairro de Tambiá, no horário das 8h às 12h. Já no turno da tarde, a ação será no Parque Linear Parahyba IV, situado na rua Bacharel José de Oliveira Curchatuz, no bairro Aeroclube, das 15h às 18h, durante Feira de Serviços.

A diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha, explica que, apesar do estoque estar confortável para os tipos de sangue positivos (O+, A+, B+, e AB+), os tipos sanguíneos negativos estão em situação crítica (O -, A-, B-, e AB-). A diretora ressalta que neste momento é fundamental contar com apoio e solidariedade de quem tem os tipos de sangue com fator negativo. “Você que tem o sangue B- e O- e que atende aos requisitos para ser um doador participe desta ação solidária, de amor e empatia para com o próximo. Doar sangue é doar vida”, pontua.

Requisitos para doar sangue

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Apresentar documento oficial de identidade com foto;
  • Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelo pai ou a mãe ou pelo responsável legal;
  • A primeira doação de sangue deve ser realizada até os 60 anos;
  • Pesar pelo menos 50 kg;
  • Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa;
  • Ter dormido bem na noite anterior a doação;
  • Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
  • Não fumar pelo menos duas horas antes da doação.

SAIBA MAIS

Os setores de Distribuição de Hemocomponentes e o Laboratório de Imunohematologia do Receptor vão funcionar durante 24 horas.

 

SECOM

Tags:

Compartile: