João Pessoa: 18 de julho de 2024

Polícia Civil e Codata lançam nova versão da Delegacia Online e garantem mais acessibilidade à população

Publicado em: 21 de junho de 2024

PHOTO-2024-06-21-10-33-16 (1).jpg
PHOTO-2024-06-21-10-33-16.jpg
PHOTO-2024-06-21-10-33-17 (1).jpg
PHOTO-2024-06-21-10-33-17.jpg

A Delegacia Online da Polícia Civil foi repaginada. As mudanças aplicadas à ferramenta foram apresentadas essa semana, durante reunião com o secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Jean Nunes; o delegado-geral da Polícia Civil, André Rabelo; e o presidente da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata), Giuseppe Guido. O encontro foi realizado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em João Pessoa.

 A nova versão da Delegacia Online, que pode ser acessada no link https://delegaciaonline.pc.pb.gov.br/, foi apresentada pelo diretor de Tecnologia da Informação da PCPB, investigador Jeorgy Ramalho, e atende aos preceitos do Plano de Transformação Digital do Governo da Paraíba, na oferta de mais acessibilidade aos usuários da página da Delegacia Online, por meio da qual os paraibanos podem registrar boletins de ocorrência que se enquadrem em diversas situações de crimes ou serviços.

Entre as novidades implementadas está a comunicação em libras para pessoas com dificuldades auditivas. O arquivo de Boletins de Ocorrência, caso o usuário pretenda rever todos os boletins registrados, também é uma possibilidade apresentada na nova plataforma.

O novo projeto permite ainda a mudança de cores da página e de tamanho da fonte (letras), oferecendo mais conforto a quem utiliza o site. Outros campos de preenchimento também constam no layout atualizado da ferramenta, inclusive nas questões que envolvem violência contra a mulher.

Na avaliação do secretário Jean Nunes, a nova Delegacia Online acompanha o plano estratégico do Governo da Paraíba, no que se refere a aprimorar os serviços oferecidos pelos órgãos públicos estaduais. “Isso se chama respeito à população. Quanto mais facilidade e comodidade você oferece às pessoas, notadamente às que têm alguma necessidade especial, melhor se torna a vida dessas pessoas. Esse é mais um trabalho digno de elogios aos profissionais envolvidos”, disse Jean Nunes.

Abrangência – O delegado-geral André Rabelo enfatizou a dimensão dos serviços alcançados pela Delegacia Online em todo o estado, ao lembrar que, para cada três ocorrências registradas na Polícia Civil, uma é por meio da Delegacia Online. “Estamos em junho de 2024 e, até o momento, 34,67% dos nossos boletins de ocorrência foram registrados pela Delegacia Online. Vejam a importância dessa ferramenta tanto para a população quanto para a própria instituição Polícia Civil. Já imaginou se todas essas pessoas ainda tivessem que ir a uma delegacia física registrar esses Boletins? Seria um desconforto generalizado”, pontuou Rabelo.

Parceria – O presidente da Codata, Giuseppe Guido apresentou a equipe da companhia que trabalha exclusivamente no processamento de dados vinculados à Secretaria de Segurança e disse que a interação constante com a Polícia Civil tem refletido os resultados positivos para o melhor serviço prestado à população.

“Quem acessa a página da Delegacia Online não tem noção da quantidade de profissionais envolvidos nisso. É um trabalho prazeroso, feito com muito carinho e na certeza de que será de grande utilidade para o usuário”, destacou.

Pessoas beneficiadas – Em 2023, foram computados em torno de 130 mil registros na Delegacia Online, o que representa uma média de 356 atendimentos por dia (de queixa-crime a perda de documentos). No ano de 2020, durante a pandemia, esse número chegou a quase 300 mil atendimentos. “Como costumo frisar, a Polícia Civil não atua apenas nas ações operacionais de combate ao crime. Oferecemos uma gama de serviços à população que, por razões diversas, acaba não tendo tanta visibilidade. A Delegacia Online é mais um exemplo disso”, concluiu André Rabelo.

SECOM

Tags:

Compartile: