João Pessoa: 17 de julho de 2024

Saúde promove capacitação para o tratamento do fumante para ampliar o Programa de Tabagismo na Paraíba

Publicado em: 20 de junho de 2024

WhatsApp Image 2024-06-19 at 16.45.10.jpeg

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (NDANT), promoveu, nesta quarta-feira (19), uma “Capacitação para o tratamento do fumante”, para médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas dos 89 municípios que compõem a 3ª Macrorregião de Saúde, que já trabalham com o Programa do Tabagismo e também para quem deseja iniciá-lo.  O evento aconteceu durnate todo dia no auditório da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Patos.

De acordo com a chefe do NDANT, Gerlane Carvalho, a capacitação teve o objetivo de apresentar aos profissionais os principais tópicos que compõem o modelo de tratamento para cessação do tabagismo desenvolvido nas unidades do SUS e sugerido pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo, seguindo um Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Tabagismo.

O Programa do Tabagismo do Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamentos integrais e gratuitos às pessoas que desejam parar de fumar por meio de medicamentos como adesivos, pastilhas, gomas de mascar (terapia de reposição de nicotina) e bupropiona – medicação indicada para tratamento da dependência à nicotina – , além do acompanhamento médico necessário para cada caso. O Programa funciona nas Unidades de Saúde da Famíla (USF), Caps e Policlínicas dos municípios.

“A SES promove a capacitação para que o profissional fique apto a iniciar o Programa e, neste sentido, é importante destacar que, ao ingressar no Programa de Tratamento do Tabagismo, as gestões das diferentes instâncias assumem o compromisso de organização e implantação das ações para o cuidado da pessoa tabagista e quem escolhe o melhor local para o atendimento à população é o município”, explicou Gerlane.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) é o órgão do Ministério da Saúde (MS) responsável pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT). Atualmente, nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal, as Secretarias Estaduais de Saúde possuem coordenações do Programa de Controle do Tabagismo que, por sua vez, descentralizam as ações para seus respectivos municípios atuando de forma integrada. Na Paraíba, o Programa funciona em 145 municípios.

SECOM

Tags:

Compartile: