João Pessoa: 23 de julho de 2024

Escola estadual de Solânea conquista bolsa do CNPq com iniciativa sobre coleta seletiva

Publicado em: 19 de junho de 2024

WhatsApp Image 2024-06-18 at 17.36.00.jpeg

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Celso Cirne, localizada na cidade de Solânea, é a única escola pública estadual da Paraíba a conquistar a bolsa de Iniciação Científica Júnior (ICJr) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Com a iniciativa intitulada “Coleta Seletiva Utilizando o Arduino”, a escola utiliza materiais recicláveis na produção e programação de projetos de robótica.

De acordo com o professor, Alan Oliveira, o objetivo do projeto é formar estudantes na área da robótica, e ensiná-los, de forma mais aprofundada, a utilizar os kits disponíveis na escola, bem como também desenvolver novos projetos. O “Coleta Seletiva” utiliza o material de Arduino que é uma plataforma que possibilita o desenvolvimento de projetos eletrônicos.

O grupo é formado por 11 estudantes e pelo professor e coordenador de robótica da escola, Alan Oliveira, e conta com a parceria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Campus III de Bananeiras, onde há um projeto de formação de professores e discentes chamado Prolice, que trabalha a temática.

O resultado da conquista da bolsa de R$ 3 mil saiu no mês de fevereiro, mas apenas no mês passado o grupo começou a receber o valor de R$ 300 mensais dividido em 10 parcelas. O valor será utilizado para ajudar na pesquisa dos alunos, como compra de cursos, revistas e participação de seminários.

“A bolsa vai auxiliar os discentes a melhorarem esse projeto e apresentarem na edição deste ano da Mostra Nacional de Robótica, que é a maior da América Latina, que ocorrerá em Goiânia (GO) no mês de novembro”, comentou o professor Alan Oliveira.

SECOM

Tags:

Compartile: