João Pessoa: 23 de julho de 2024

Governador participa de abertura da Feira de Negócios “Viva o Centro” e destaca união de esforços para fomentar economia no Centro de Joāo Pessoa

Publicado em: 3 de maio de 2024

DSC_7884~3.JPG
DSC_7887.JPG
DSC_7914.JPG
DSC_7927~2.JPG
DSC_7859~2.JPG
1 | 5
Fotos: José Marques

O governador João Azevêdo acompanhou, nesta quinta-feira (2), no Sesc Centro, em João Pessoa, a abertura da Feira de Negócios Viva o Centro, uma ação promovida pelo Governo do Estado, Prefeitura de João Pessoa e Câmara Municipal de João Pessoa, com o objetivo de apresentar aos investidores oportunidades de negócios na área central da cidade.

Para impulsionar o comércio, a habitação, a cultura e segurança no local, o Governo do Estado lançou diversas ações, dentre elas, o ICMS Cultural, para incentivar projetos de restauro e manutenção de prédios históricos; isenção do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis (ITCD); instalação da Casa da Mulher Brasileira; novo prédio da Polícia Civil, onde irão funcionar a Central de Flagrantes Norte, Delegacia do Idoso, Delegacia Distrital e setor de identificação do IPC para emissão de RG.

Na habitação, serão construídas moradias dentro do projeto Repouso da Arte, voltado para artistas idosos; o HabitarAte, um investimento de R$ 3 milhões, que irá promover a conexão dos artistas com a sociedade; e construção de 24 apartamentos no denominado condomínio Sanhauá, onde funcionou a antiga vinícola Sanhauá. Na área da cultura, será implantado o projeto Rotas da Memória, que consiste na capacitação de 50 mulheres para atuarem como guias turísticas no Centro Histórico com a oferta de  cursos em Educação Patrimonial.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou a união de esforços para a implantação de políticas públicas e concessão de incentivos fiscais com o objetivo de impulsionar a economia no Centro da cidade. “Esse é um esforço muito grande por parte do Governo do Estado e da prefeitura para que a gente possa realmente revitalizar o Centro Histórico. As Casas Legislativas têm participado e esperamos que a sociedade abrace esse projeto, que a iniciativa privada faça adesão para que possamos alcançar nosso objetivo de reocupar o Centro da nossa Capital, que é tão bonito e tem um patrimônio histórico muito rico. Por isso, estamos levando habitação, isenção de impostos para que haja recuperação dos imóveis e espero que tenhamos resultados positivos”, frisou.

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, afirmou que cerca de R$ 400 milhões serão investidos no Centro de João Pessoa. “Esse é um projeto que representa a nossa responsabilidade para revitalizar o Centro Histórico da nossa cidade. Nós reduzimos o ISS para 2%, reduzimos o IPTU, criamos a outorga onerosa reversa, isentamos ITBI para quem adquirir prédios na região, além de obras como praças, Guarda Municipal, Centro Comercial de Vendedores Ambulantes, demonstrando o nosso compromisso de continuar avançando para termos nessa região uma área de convivência e desenvolvimento econômico”, disse.

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, destacou o protagonismo do Poder Legislativo na discussão sobre a revitalização do Centro Histórico e as ações do poder público para estimular a movimentação na área. “O Governo do Estado concedeu redução de ICMS, a prefeitura reduziu IPTU, ITBI, ISS, porque todos defendem essa bandeira e eu parabenizo o governador João Azevêdo e o prefeito Cícero Lucena que apoiam essa iniciativa e o comércio do Centro de João Pessoa”, falou.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de João Pessoa, Nivaldo Vilar, enalteceu os projetos das gestões estadual e municipal para garantir o fluxo de pessoas na região central de cidade. “Essa é uma ação muito importante para os lojistas, principalmente, os que já estão no Centro de João Pessoa. Ficamos felizes com o seguimento desse projeto e com os benefícios para o empresariado que deseja se instalar no local. O que nós precisamos é de consumidores no Centro e todas as ações nesse sentido são bem-vindas”, comentou.

Feira de Negócios Viva o Centro – O evento promovido pelo Governo da Paraíba, Prefeitura de João Pessoa e Câmara Municipal, em parceria com Federação do Comércio, CDL e Associação Comercial, acontece até esta sexta-feira (3), no Teatro do Sesc, no Centro de João Pessoa.

A iniciativa visa apresentar aos investidores os benefícios fiscais e de infraestrutura para quem decidir empreender ou morar no Centro Histórico. Para isso, foram  disponibilizados estandes para o atendimento ao cidadão, onde será possível tirar dúvidas, fazer consultas e até mesmo iniciar processos de adesão a programas estaduais e municipais.

Participaram da solenidade o deputado federal Raniery Paulino; o deputado estadual Wilson Filho; o vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra; vereadores da Capital paraibana; além de auxiliares da gestão estadual, dentre eles, Pedro Santos (secretário de Cultura), Jean Nunes (secretário da Segurança e da Defesa Social), Deusdete Queiroga (secretário da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos), Nonato Bandeira (secretário da Comunicação Institucional) e Ronaldo Guerra (chefe de Gabinete do Governador).

SECOM

Tags:

Compartile: