João Pessoa: 17 de julho de 2024

Secretário nacional se reúne com gestores da Paraíba e discute Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito

Publicado em: 6 de fevereiro de 2024

photo1707170023 (1).jpeg

As principais mudanças implantadas no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) foi um dos temas discutidos na reunião ocorrida nesta segunda-feira (5), em João Pessoa, com a participação do secretário Nacional de Trânsito (Senatran), Adrualdo Catão, além do secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, do superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), Isaías Gualberto, demais gestores do órgão e do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) na Paraíba, a exemplo da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP).

A reunião com o titular da Senatran, vinculada ao Ministério dos Transportes, aconteceu no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e, além da revisão e das principais mudanças implantadas no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), também foram repassadas informações sobre o novo sistema Renaest (Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito) na Paraíba.

O objetivo dos dois programas é a redução de mortes e lesões no trânsito, em alinhamento com a Nova Década de Segurança no Trânsito, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), a fim de possibilitar ações que visem à melhoria da segurança viária no país e a promoção de políticas de educação para o trânsito, com o intuito de reduzir os sinistros, principalmente os fatais. Com as mudanças, o alcance da meta de redução passou de 2028 para o ano de 2030.

Na abertura da reunião, o secretário Jean Nunes deu as boas-vindas aos participantes, demonstrando o interesse do órgão em relação aos indicadores dos sinistros de trânsito. “Temos motivações para apoiar todas as ações do Detran e se preocupar com essa discussão entre os órgãos de segurança do Estado”.

O secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, enfatizou o trabalho conjunto dos órgãos de trânsito para alcançar o objetivo final, com a maior transparência e engajamento. “Com as mudanças, tornamos o Pnatrans mais democrático e acessível, com os órgãos podendo inserir suas ideias e práticas”, afirmou o secretário, destacando a posição da Paraíba em 2º lugar no ranking regional e 8º lugar no nacional, em termos de produtos inseridos.

Durante o evento, o superintendente Isaías Gualberto fez uma apresentação das ações do Detran-PB, destacando os sistemas instalados para melhor atender aos usuários do órgão, a exemplo do primeiro emplacamento eletrônico, leilão eletrônico, prova remota de Legislação de Trânsito, ações da Operação Lei Seca e da Coordenação de Educação para o Trânsito, incluindo o concurso de redação Desafio Nota 1000 e as campanhas nacionais.

O professor da UFPB Alexsandro Santos também fez uma apresentação sobre o Laboratório de Mobilidade Urbana, com uma visão acadêmica da problemática e soluções tecnológicas para o trânsito. Ele foi seguido pelo superintendente da PRF na Paraíba, Pedro Ivo, que apresentou um painel das principais atividades do órgão, contendo as boas práticas da segurança viária, que passa pela qualidade dos laudos periciais dos sinistros nas BRs, a utilização de drones, o resgate às vítimas em parceria com o Samu, entre outras.

A gerente de Projetos, Camila Pilz, e o coordenador de Sistemas, Informação e Estatística, Pedro Cesar, ambos da Senatran, expuseram sobre as atualizações do Pnatrans e do Renaest, respectivamente. Segundo eles, durante o ano de 2023, após sugestões e análises, com a colaboração de órgãos que integram o SNT, o Plano e o sistema de estatísticas passaram por ajustes, visando a democratização e um maior envolvimento dos órgãos, para aperfeiçoar a entrega de informações mais precisas e confiáveis.

Além desses, participaram da reunião a diretora de Operações do Detran-PB, Roberta Neiva; superintendente da Semob-JP, Expedito Leite Filho; Superintendente da STTP-CG, Vítor Ribeiro; representante da BPTran, major Daniella Alencar; membros da Câmera Temática de Gestão e Coordenação do Pnatrans, Carlos Dunga e Vinícius Carneiro, e demais assessores dos órgãos envolvidos.

SECOM

Tags:

Compartile: