João Pessoa: 18 de julho de 2024

João Azevêdo assina termo de cooperação com Incor para telemonitoramento de cirurgias e entrega novos leitos e salas cirúrgicas no Hospital Metropolitano

Publicado em: 26 de janeiro de 2024

DSC_9843~2.JPG
DSC_9817~2.JPG
DSC_9831.JPG
DSC_9779.JPG
DSC_9721.JPG
DSC_9927~3.JPG
DSC_9906~3.JPG
DSC_9903~2.JPG
DSC_9912~2.JPG
DSC_9741~2.JPG
DSC_9806~2.JPG
DSC_9906~2.JPG
DSC_9835~3.JPG
DSC_9889~3.JPG
DSC_9892~3.JPG
DSC_9860~2.JPG
DSC_9864~2.JPG
DSC_9824~2.JPG
DSC_9741~3.JPG
1 | 19
Fotos: José Marques

O governador João Azevêdo celebrou, nesta quinta-feira (25), termo de cooperação entre o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires e o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor-SP) para telemonitoramento de ato cirúrgico, promovendo a integração das equipes cirúrgicas afastadas geograficamente e que podem se beneficiar da troca de informações e habilidades para cirurgias de casos complexos. Na ocasião, também foram entregues 25 novos leitos pré-cirúrgicos dedicados à linha de cuidados em cardiologia e seis salas de cirurgia, das quais uma delas será destinada à implantação do projeto de telemedicina.

O novo serviço será viabilizado a partir da implantação de câmeras e microfones de alta resolução acoplados no equipamento médico e no centro cirúrgico do Hospital Metropolitano, para orientar especialistas do InCor-SP durante as cirurgias cardíacas em crianças com cardiopatia congênita à distância.

Na oportunidade, o governador João Azevêdo ressaltou mais uma ação do governo para fortalecer as ações em saúde na Paraíba. “Nós vamos ter acesso ao que o Incor produz de conhecimento, que ficará à disposição do Hospital Metropolitano, o que vai fazer uma diferença muito grande e permitir uma preparação maior da nossa equipe médica. Será uma troca de experiência extraordinária, as nossas crianças serão as maiores beneficiárias do programa e agradecemos a confiança que o Incor depositou no nosso estado, que prioriza políticas públicas de inclusão”, frisou.

O secretário de estado da Saúde, Jhony Bezerra, destacou a qualidade do serviço prestado no Hospital Metropolitano, que viabilizou a parceria com o Incor. “O Instituto do Coração é a maior instituição da América Latina no que diz respeito a cirurgias cardíacas e esse protocolo de intenções visa fortalecer esse intercâmbio de ações junto ao Hospital Metropolitano, que foi escolhido pelo próprio Incor por termos uma unidade de referência habilitada pelo Ministério da Saúde e vamos avançar ainda mais na alta complexidade”, comentou.

O superintendente da PBSaúde, Arymatheus Reis, afirmou que os investimentos em tecnologia serão de R$ 370 mil e possibilitarão o início do trabalho conjunto entre o Hospital Metropolitano e o Incor a partir de março. “Algumas cirurgias cardíacas pediátricas eram realizadas em outros estados e, com essa parceria, nossa equipe estará operando aqui em teleconferência com a equipe do Incor, operando os nossos pacientes e trazendo o que há de melhor e inovador na saúde pública nacional. Apenas o Hospital Metropolitano, o Hospital da Universidade Federal do Maranhão e o hospital da cidade de Passos, em Minas Gerais, têm esse projeto inovador. Então, vamos passar a contar com todo o nosso rol habilitado pelo Ministério da Saúde para atender os pacientes neonatais e do público pediátrico”, explicou.

O diretor do projeto Inova Incor, Fábio Jatene, destacou que a parceria com a Paraíba irá permitir o avanço no acompanhamento de cirurgias cardíacas à distância. “A expansão do projeto no Metropolitano será muito oportuna porque temos um hospital estruturado e uma equipe experiente no estado. Todos os anos, nascem mais de 25 mil crianças com problemas cardíacos, das quais 80% precisam de cirurgia e apenas 25% ou 30% conseguem operar e queremos beneficiar mais crianças com a expertise do Incor a partir da interação no ato cirúrgico com câmeras especiais e microfones e com isso vamos melhorar a qualidade do atendimento sem precisar de deslocamento das famílias”, falou.

O deputado estadual Wilson Filho prestigiou a solenidade.

SECOM

Tags:

Compartile: