João Pessoa: 18 de julho de 2024

Hospital Municipal Santa Isabel amplia equipe médica de cirurgia bariátrica

Publicado em: 24 de janeiro de 2024

O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) está ampliando o serviço de cirurgia bariátrica ofertado aos usuários da rede municipal de saúde. O serviço vai passar a contar com duas equipes, o que vai reduzir o tempo de espera pelo procedimento, garantindo mais celeridade na realização das cirurgias e mais pacientes atendidos.

O serviço, coordenado pelo cirurgião bariátrico Geraldo Camilo Neto, terá o reforço de mais três cirurgiões: Wandeberg Gomes de Albuquerque, Marcelo Costa Rique e Matheus Dantas Gomes Gonçalves.

O Hospital Municipal Santa Isabel é referência em cirurgias bariátricas, serviço que faz parte da assistência de alta complexidade. O procedimento é indicado para pacientes que sofrem com obesidade grave e não tiveram sucesso em controle do peso após medidas clínicas, como dieta, atividade física e medicamentos.

Para indicação da cirurgia é utilizado o IMC (Índice de Massa Corpórea). Pacientes com IMC maior que 40 ou mais que 35 associado a alguma doença relacionada à obesidade são candidatos aptos. O procedimento só é feito após uma rigorosa avaliação e todo um processo de preparação do paciente.

SPA cirúrgico – O Hospital Santa Isabel também conta com um SPA Cirúrgico, que beneficia pacientes inscritos no Serviço de Cirurgia Bariátrica e que possuem dificuldade extrema na perda de peso, um dos pré-requisitos necessários para realização da cirurgia bariátrica.

O SPA possibilita, através da internação hospitalar em leitos exclusivos e adaptados, as condições que os pacientes necessitam para a perda de peso necessária para realização da cirurgia, como acompanhamento diário e contínuo com dietas mais restritivas associadas a atividades físicas, fisioterapias respiratórias e acompanhamento psicológico.

  • Texto: Glaudenice Nunes
    Edição: Cristina Cavalcante
    Fotografia: Arquivo/assessoria

Tags:

Compartile: