João Pessoa: 17 de julho de 2024

Governo da Paraíba contempla Itabaiana e mais três municípios com Programa de Aquisição de Alimentos

Publicado em: 18 de janeiro de 2024

17-0124 PAA AQuisição de Alimentos em Itabaiana foto-Alberto Machado (92).JPG
17-0124 PAA AQuisição de Alimentos em Itabaiana foto-Alberto Machado (275).JPG
17-0124 PAA AQuisição de Alimentos em Itabaiana foto-Alberto Machado (270).JPG
17-0124 PAA AQuisição de Alimentos em Itabaiana foto-Alberto Machado (241).JPG
17-0124 PAA AQuisição de Alimentos em Itabaiana foto-Alberto Machado (221).JPG
17-0124 PAA AQuisição de Alimentos em Itabaiana foto-Alberto Machado (199).JPG
17-0124 PAA AQuisição de Alimentos em Itabaiana foto-Alberto Machado (183).JPG
17-0124 PAA AQuisição de Alimentos em Itabaiana foto-Alberto Machado (134).JPG
17-0124 PAA AQuisição de Alimentos em Itabaiana foto-Alberto Machado (147).JPG
17-0124 PAA AQuisição de Alimentos em Itabaiana foto-Alberto Machado (115).JPG
17-0124 PAA AQuisição de Alimentos em Itabaiana foto-Alberto Machado (12).JPG
17-0124 PAA AQuisição de Alimentos em Itabaiana foto-Alberto Machado (52).JPG
1 | 12
Fotos: Alberto Machado

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano e Secretaria Executiva de Economia Solidária, deu continuidade nesta quarta-feira (17) à compra e entrega de alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos na modalidade Compra e Doação Simultânea (PAA-CDS). A primeira cidade beneficiada deste ano foi Itabaiana, que teve cerca de 30 toneladas de alimentos compradas diretamente aos produtores rurais da agricultura familiar da região.

Logo após a compra, os alimentos são distribuídos para famílias em situação de insegurança alimentar. Só em Itabaiana, sete toneladas beneficiaram mais de duas mil pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os municípios de Salgado de São Félix, Ingá e Santa Rita também receberam mamão, banana, inhame, macaxeira, batata doce, entre outros produtos produzidos e comprados em Itabaiana, que são totalmente livre de agrotóxicos

Na ocasião, a secretária estadual do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, ressaltou a preocupação do governo quando o assunto é a segurança alimentar e o investimento por parte dos governos federal e estadual. “Neste lançamento do PAA-CDS em Itabaiana foram contemplados 56 agricultores e 26 comunidades rurais e assentamentos. Quase 500 mil reais estão sendo investidos no campo para alimentar a cidade”, comentou.

Lúcio Flávio Costa, prefeito de Itabaiana, destacou que o PAA gera emprego e renda, combate a fome e melhora a vida da população. “Nessa cadeia alimentar nós estamos melhorando a vida do nosso agricultor familiar e das famílias em vulnerabilidade; estamos ajudando o comércio local, pois esse recurso que vai para o agricultor fica no município”.

“Com o programa a gente vende o produto mais valorizado, ganha mais, porque não precisa de atravessador”, disse o agricultor Aldemir Muniz da Silva.

O secretário da Secretaria da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), Frei Anastácio, também esteve presente no lançamento do PAA em Itabaiana, assim como a secretária executiva de Economia Solidária, Priscilla Benjamin, o presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-PB), Arimatéia França, além de autoridades municipais.

De dezembro do ano passado até o primeiro semestre de 2024, a proposta do PAA-CDS é de investimentos de R$ 4,9 milhões. O programa está contemplando 657 agricultores de 14 municípios paraibanos, fortalecendo a agricultura familiar e combatendo a fome.

SECOM

Tags:

Compartile: