João Pessoa: 18 de julho de 2024

João Azevêdo participa de abertura da Expofeira Paraíba Agronegócio e destaca importância econômica do evento para o setor produtivo

Publicado em: 18 de setembro de 2023

1 | 21
Fotos: Francisco França

O governador João Azevêdo participou, neste domingo (16), da solenidade de abertura oficial da Expofeira Paraíba Agronegócio 2023, que acontece no Parque de Exposições Henrique Vieira de Melo, no Cristo Redentor, em João Pessoa. O evento, que segue até o dia 24 deste mês, deve movimentar R$ 25 milhões na economia do estado e receber um público estimado de 170 mil pessoas.

Nos oito dias da Expofeira, os visitantes poderão prestigiar torneios que mostrarão a qualidade dos animais expostos no evento. Acontecerão torneio leiteiro de caprinos e bovinos, prova de marcha de equinos, entre outros concursos, além de leilões, palestras e seminários sobre temas relacionados ao agronegócio. A entrada é gratuita e com horário de funcionamento das 10h às 22h.

O evento é uma realização do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa)/ Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar) e Sebrae. Ao todo, estão em exposição 980 bovinos, 360 equinos, 650 caprinos e ovinos de 14 estados do país. Também participam da feira 95 expositores comerciais e nove empresas de tratores, máquinas, equipamentos e automóveis.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou os investimentos do governo para assegurar as condições necessárias para fortalecer a agropecuária na Paraíba. “As políticas públicas que implantamos têm o objetivo de garantir o aumento da produção e, consequentemente, da renda dos produtores e agricultores, fazendo com que eles possam ter melhores condições de vida. O nosso estado tem criado um ambiente favorável de negócios, a Expofeira deste ano tem diversos atrativos, a exemplo da praça de alimentação e espaço de diversão para as crianças, e tenho certeza de que este será um dos maiores eventos dos últimos anos”, frisou.

O secretário de estado da Agropecuária e da Pesca, Joaquim Hugo, destacou a importância da Feira para impulsionar o segmento. “Esses eventos são extremamente importantes para o setor agropecuário porque irá gerar um movimento financeiro que será um dos maiores dos últimos 20 anos. Esse espaço é a vitrine do segmento produtivo e todos estão muito felizes com o apoio do Governo do Estado”, comentou.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), Mário Borba, agradeceu ao Governo do Estado pela parceria que tem proporcionado capacitação e assistência técnica para os produtores com a utilização de tecnologia e inovação. “Esse evento é muito importante para a Paraíba, levando em conta que está aqui todo o setor agropecuário, expositores de outros estados, por isso, esse é um momento de muita alegria e satisfação porque a Paraíba é um estado promissor, está no centro do Nordeste, fazendo seu dever de casa em relação à transposição do Rio São Francisco e isso só faz fortalecer o segmento que tem 85% de suas propriedades no semiárido”, pontuou.

Dentre as novidades da Expofeira deste ano estão o Agrofood, uma praça de alimentação que tem foodtrucks, estandes para a alimentação, oferecendo gastronomia diferenciada e inovadora a partir das cadeias produtivas apresentadas no evento. Neste espaço também terá música ao vivo com trios de forró pé de serra.

O Agroshopping, também uma novidade desta edição, disponibiliza um espaço de exposição e comercialização de produtos e serviços para a cadeia produtiva do agro, com estandes em áreas cobertas, com produtos de pequenos portes e estandes com máquinas e equipamentos maiores. Já a Feira de Agroecologia e Flores remete o ambiente às feiras do interior, com dois pontos de vendas: um com vendas de produtos da agricultura familiar, plantas ornamentais/flores e artesanato; e outro com exposição e comercialização das cachaças e queijos paraibanos.

Na Expofeira, os visitantes podem conferir o Espaço Paraíba Agro, com edificações caracterizadas com fachadas cenográficas, retratando a religiosidade e costumes da zona rural, como: casa de farinha, igrejas, bodegas e outros elementos lúdicos. O evento tem uma cidade cenográfica e um espaço destinado à exposição dos municípios e suas potencialidades como também apresentação dos eventos que formam o calendário de atividades dos destinos.

A primeira-dama Ana Maria Lins; o vice-governador Lucas Ribeiro; os deputados federais Hugo Motta e Wilson Santiago; os deputados estaduais Galego de Souza e João Gonçalves; o superintendente do Banco do Nordeste, João Nilton (superintendente do Banco do Nordeste); os auxiliares da gestão estadual, dentre eles, Pollyanna Dutra (secretária do Desenvolvimento Humano), Rosália Lucas (secretária do Turismo e do Desenvolvimento Humano), Bivar Duda (secretário executivo da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido), Sílvia Cunha (secretária executiva da Agropecuária e da Pesca), Nivaldo Magalhães (coordenador do Procase), Marcus Vinicius Neves (presidente da Cagepa), Aristeu Chaves (presidente da Empaer) prestigiaram a solenidade de abertura da Expofeira Paraíba Agronegócio.

SECOM

 

Tags:

Compartile: