João Pessoa: 5 de outubro de 2024

Alhandra e Universidade Federal da Paraíba lançam o Programa de Extensão UFPB no seu município; apresentação aconteceu nesta quarta

Publicado em: 9 de agosto de 2023

 

 

 

A Prefeitura de Alhandra, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, através da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres e Diversidade Humana (CMPPMDH), em parceira com a Universidade Federal da Paraíba realizou a apresentação do “Programa UFPB no seu Município” que irá promover capacitações para profissionais, identificar riscos sociais e formas de violação de direitos para que sejam combatidos e promover maior inclusão de pessoas. O encontro aconteceu no auditório do prédio Anexo da Câmara Municipal de Alhandra, nesta quarta-feira(09), e serviu para apresentar o projeto de extensão da UFPB para o município. No início houve uma apresentação cultural.

O delegado de Polícia Civil de Alhandra, Hugo Hélder, acompanhou a apresentação do programa e afirmou que a Polícia Civil está à disposição para contribuir. “É um prazer ter sido convidado e está representando a Polícia Civil. A Delegacia Geral nós pediu a presença e fiquei muito grato e honrado também pois a gente ver que é um trabalho que busca melhorar as políticas públicas e quero dizer que a Polícia Civil é uma parceira e estamos a disposição no que for necessário para contribuirmos com o projeto”, disse o delegado, Hugo Hélder.

 

 

A professora do curso de Serviço Social da UFPB e também do programa de extensão, Elisângela Inácio falou da parceria e o público alvo do programa. “É um projeto de extensão do curso de serviço social aqui para o município de Alhandra em parceria com a Coordenadoria. Ele tem como objetivo aproximar a Universidade. Vamos trazer ações no sentido de dialogar com o município e aqui a gente elegeu três segmentos iniciais para podermos está atuando são eles: combater a violência contra a mulher, combater a violência contra pessoas LGBTQIAPM+ e no enfrentamento à intolerância religiosa e na promoção de uma educação anti racista”, afirmou Elisângela.

 

 

Para a secretária de Assistência Social, Juliana Vidal, essa é uma oportunidade de fortalecer a rede de assistência social, que envolve a educação e a saúde. ”Esse projeto de extensão é muito importante para o município, pois visa fortalecer a rede e criar indicadores para que nós possamos garantir políticas públicas para as mulheres, diversidade humana e conhecer as instituições religiosas de nosso município”, disse Juliana Vidal.

 

A coordenadora da Coordenadoria da Mulher e Diversidade Humana, Madalena Dias, são trabalhados três temas importantes para a prefeitura poder atender as demandas da população. “Esse projeto de extensão tem a prerrogativa de trabalhar três frentes: a mulher, a diversidade humana e as comunidades tradicionais. A pretensão central do projeto é fazer com que qualifique os atendimentos às famílias que vivem em Alhandra. E como será isso? Através da formação profissional e consequentemente a gente vai desenvolver um trabalho bem mais assertivo além de programas futuros a partir do conhecimento do território. Para assim a Prefeitura de Alhandra poder atender as demandas específicas da população alhandrenses”, declarou Madalena.

 

Acompanharam a apresentação a vice-prefeita de Alhandra, Zilda do Varejão, a professora do Curso de Serviço Social da UFPB, responsável pelo Programa de Extensão, Elisângela Inácio, a secretária de Assistência Social, Cidadania e Habitação, Juliana Vidal, o secretário de educação, Fernando Lima, o secretário de comunicação, Wagner Mariano, o secretário adjunto de comunicação, Júnior Silva, o chefe de gabinete, Bruno Fernandes, o secretário adjunto de Saúde, Romildo Barbosa, o vereador Manoel do Posto, o delegado de Polícia Civil, Hugo Hélder, os representantes da sociedade civil do município, estudantes da UFPB e profissionais da Secretaria de Assistência Social.

 

fonte: Secom

Tags:

Compartile: